Olhar Direto

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Política MT

clima de campanha

Silval Barbosa alfineta Wilson Santos durante encontro de prefeitos em MT

Em clima de campanha, o governador e pré-candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB) aproveitou a reunião de grande parte dos prefeitos de Mato Grosso no encontro organizado pela Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) para alfinetar, mesmo que sem citar o nome, o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), um dos seus principais adversários nas eleições de outubro, na noite desta segunda-feira (31).


“Quero parabenizar a responsável pela reforma do Pronto-Socorro de Cuiabá, dona Teté Bezerra (PMDB), que conseguiu uma emenda parlamentar de R$ 8 milhões, quando ainda era deputada, para garantir a realização dessa obra. E tem gente que canta por aí que conseguiu esses recursos”, disse o governador. A declaração foi uma clara referência a Wilson Santos, que, em diversas ocasiões, vangloriou-se de ser o responsável pela maior reforma já feita naquele hospital.

Entretanto, os recursos em questão são provenientes de outra fonte: o aporte utilizado para a reforma é uma verba institucional do Ministério da Saúde (MS) para implantação do QualiSus. Este programa consiste na parceria do MS com governos estaduais e municipais em convênios que visam implantar unidades de saúde com atendimento baseado no grau de risco, uma atenção mais efetiva e menor tempo de permanência do usuário nos hospitais.

Uma curiosidade deste fato é que, enquanto Barbosa discursava, Wilson Santos permanecia na platéia, ouvindo atentamente. O tucano, em momento algum da cerimônia, foi convidado a integrar o dispositivo de honra, que contava com ex-autoridades, como, por exemplo, o ex-governador Blairo Maggi.

Incentivos Fiscais

Ao falar sobre a industrialização de Mato Grosso, o governador, mais uma vez, atacou sem falar o nome da vítima. O peemedebista defendeu irresolutamente os incentivos fiscais como forma de transformar as empresas mato-grossenses em competitivas quando comparada as das cidades litorâneas e quaisquer outra com maior suporte logístico.

“Somos a favor de incentivos fiscais sim! Muitos por ai criticam a nossa política de incentivos fiscais, mas sem ela nossas indústrias não sobreviveriam. Não tem como ser competitivo contra cidades a beira dos portos sem os incentivos fiscais”, asseverou Silval.

Vale ressaltar que o tucano Wilson Santos é o grande crítico da atual política de incentivo fiscal. Para ele, o atual modelo foi feito para beneficiar poucos, os quais seriam sempre pertencentes a um mesmo grupo. “Somos favoráveis ao incentivo fiscal, mas divergimos na forma com que o governo o concede e o transforma em renúncia fiscal, beneficiando ‘amiguinhos’”, rebateu Wilson Santos, em entrevista ao Olhar Direto.

Para o tucano, uma ‘verdadeira’ política de incentivos foi criada pelo ex-governador peessedebista Dante de Oliveira no programa ‘Cadeia do Algodão’. Na época, foi concedida uma redução de dois terços no ICMS desse produto. A ação gerou um crescimento na área plantado, a qual, inicialmente, correspondia a 4% de toda produção nacional acabou como 60% de toda plantação do Brasil.

Promessas


Silval Barbosa ainda comentou sobre compromissos e promessas feitos aos prefeitos durante o período eleitoral, quando novamente fez uma alusão ao ex-prefeito de Cuiabá. Segundo ele, na condição de governador, ele poderia se comprometer a fazer várias coisas para os prefeitos, contudo, pouco poderia cumprir.

“Jamais vão ver o governador Silval prometer o que não pode cumprir. Seria o melhor caminho para mim em vésperas de eleição, mas não tenho essa facilidade”, discursou. Como é sabido, Wilson Santos foi alvo críticas por parte dos médicos, dentistas por realizar acordos e mais tarde deixar de cumpri-los.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet