Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ônibus

Lúdio diz que aumento é irregular e acionará Justiça

Foto: Mary Juruna

Lúdio diz que aumento é irregular e acionará Justiça
O vereador Lúdio Cabral vai recorrer à Justiça e ao Ministério Público contra o aumento da passagem de ônibus, que entra em vigor neste domingo (11). Segundo o parlamentar, o aumento é irregular, pois não passou pela aprovação da Câmara Municipal, como manda a Lei Orgânica do Município.


“Tarifa de serviço público não pode ser reajustada assim, sem transparência, atendendo apenas à ganância das empresas de transporte coletivo e com um prefeito que não defende o direito da cidadania”, reclama o petista. Além disso, Cabral vai apresentar proposta de decreto legislativo para anular o aumento.

Lúdio defende que além do súbito aumento, os contratos das empresas de transporte coletivo em Cuiabá estão vencidos, e o Município já deveria ter feito uma nova licitação dos serviços desde o ano passado. “Concessão privada é assim. O transporte público em Cuiabá é péssimo, caro, e as concessões estão vencidas. Ou seja, os empresários, mesmo irregulares, fazem o que bem entendem, sem oferecer qualidade nenhuma a população e a prefeitura não fez nada. Imagine o que vai acontecer com o saneamento?”, provocou.

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, explicou que o reajuste de Cuiabá ficou em 8%, um pouco acima da inflação do período, de 6,96%. Segundo a presidente da Ager, Marcia Vandoni, incide sobre o reajuste as despesas que as empresas de transporte têm ao longo do ano, como combustível, lubrificantes, pneus, salários dos funcionários, além do total de passageiros que usam o sistema.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Josemar Araujo Sobrinho, três fatores fizeram com que o realinhamento chegasse a 8%: a renovação da frota da Empresa Pantanal – que colocou 65 novos ônibus em circulação; a diminuição da carga horária dos trabalhadores das empresas de transporte; o dissídio coletivo retroativo dos funcionários das empresas determinado pela Justiça, para maio de 2010. As informações são da assessoria de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet