Olhar Direto

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Servidores da Justiça Eleitoral percorrem faculdades para divulgar a Campanha Mesário Voluntário

Com o objetivo arrojado de preencher 100% das vagas de mesários do Estado com estudantes e cidadãos que se inscrevem voluntariamente para o trabalho, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso está intensificando visitas às 12 instituições de ensino superior que são parceiras no projeto Mesário Voluntário. Os candidatos a mesários irão desenvolver o trabalho necessário para o funcionamento das mesas receptoras de votos que funcionarão nas eleições de 7 de outubro.


Para atingir essa meta, os servidores dos cartórios eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande estão divulgando a parceira nas salas de aula e explicando as vantagens que os alunos terão ao se candidatar como um mesário voluntário.

Apesar de ousada, algumas cidades do Estado já conseguiram mobilizar estudantes a ponto de conseguir realizar uma eleição com 100% dos mesários se inscrevendo voluntariamente para trabalhar nas eleições, como o caso dos municípios de Barra do Garças, que desde as eleições de 2008 não tem nenhum mesário convocado por força da lei.

VEJA AS VANTAGENS DE SER MESÁRIO

A parceria entre a Justiça Eleitoral e as instituições de ensino irá viabilizar um incremento de 30 horas aulas no curriculum escolar daqueles que se candidatarem como mesário. Em caso de convocação para o trabalho extra no sábado anterior às eleições, o estudante terá um bônus de mais 10 horas no seu curriculum. Em Cuiabá, em caso de um 2º turno na disputa eleitoral, a carga horária creditada no curriculum escolar do aluno voluntário será de 50 horas aulas.

O projeto Mesário Voluntário, além de garantir um melhor ambiente de votação ao envolver pessoas dispostas a ajudar, trará também economia aos cofres públicos, já que a convocação desses mesários voluntários será feita por meio das faculdades, evitando gastos com despesas de envio de intimações através dos correios ou oficial de justiça.

Além desses benefícios, todos os cidadãos que desempenham a função de mesário adquirem o direito de usufruir de dois dias de folga no trabalho para cada dia à serviço da Justiça Eleitoral.

Qualquer cidadão pode se candidatar para auxiliar nos trabalhos para realização das eleições, desde que não seja filiado a nenhum partido político. O cadastro dos interessados pode ser feito através do site do TER na Internet, no endereço www.tre-mt.jus.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet