Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

mudança

Silval divide gestão: Copa primeiro e depois segurança, saúde e educação

O evento de assinatura de adesão do governo estadual ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizado na manhã desta segunda-feira (11) não chamou tanta atenção quanta uma fala do governador Silval Barbosa (PMDB)...

11 Mar 2013 - 14:35

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni e Jardel Arruda

Foto: Marcos Bergamasco/Agência Phocus

Silval e Novelliassinam termo de adesão do PDI

Silval e Novelliassinam termo de adesão do PDI

O evento de assinatura de adesão do governo estadual ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizado na manhã desta segunda-feira (11) não chamou tanta atenção quanta uma fala do governador Silval Barbosa (PMDB), que a dado momento soltou que sua gestão passa a viver, a partir de hoje, um segundo período: o de focar em Saúde, Segurança e Educação. Não por coincidência, o projeto de apoio ao planejamento estratégico será instalado nestas três secretarias.


Intervenção do TCE na administração das secretarias estaduais tenta acabar com contas reprovadas
Em Encontro Integrado da Copa, Silval reafirma que cronograma será cumprido
Parte com processo no TCE-MT tem espaço ampliado para defesa

“Em um primeiro momento foquei os trabalhos na realização da Copa do Mundo, preparando o estado para receber eventos de grande porte, investindo em infraestrutura e colocando o MT Integrado em prática; agora a administração vai olhar para a Saúde, Educação e Segurança, as três secretarias que contam com os maiores orçamentos, onde identificamos a maior necessidade de controle de gastos e de aperfeiçoamento das ferramentas de gestão”, destacou Silval.

O governador, que justificou a adesão ao programar por entender que o PDI pode trazer ganhos significantes ao erário público, disse que buscará tornar a atual gestão num modelo para outros estados. “O PDI significa controle definitivo dos gastos destas secretarias; com uma ferramenta de acompanhamento efetivo da gestão pública podemos tornar a gestão dos serviços públicos mais eficientes”, argumentou.

O presidente do TCE, José Carlos Novelli, destacou que o PDI é muito mais que um software voltado para auxiliar gestores e administradores. “Antes de ser uma ferramenta facilitadora, que antecipa problemas, oferece soluções e garante o controle mais eficiente de gastos, o PDI é um programa que garante a aplicação correta do dinheiro público”.

Novelli disse que o Planejamento Estratégico de Longo Prazo é de essencial em qualquer órgão público. “Nestes – Saúde, Educação e Segurança, que trabalham diretamente com a população, o controle sobre os gastos e a eficiência no atendimento ao cidadão são ainda mais importantes”.

O secretário de Educação, Ságuas Moraes, apontou a adesão como um passo em direção a uma gestão mais responsável. “Esta ferramenta vai nos ajudar em muito; economizar na Educação pode nos proporcionar melhorar o ensino, investir em programas de inclusão, em colocar mais crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula”.

PDI

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) visa contribuir para melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços públicos mediante a transferência de práticas de gestão e tecnologias, reforçando a função orientadora do TCE-MT.

"Devemos fomentar a prática do Planejamento Estratégico de longo prazo por parte dos gestores". O Planejamento Estratégico, utilizado pelo TCE é um instrumento que tem trazido resultados positivos, segundo o presidente, José Carlos Novelli.

Apesar de o presidente do Tribunal de Contas negar, o PDI poder ser visto como uma maneira de minimizar os problemas crônicos dessa secretarias com contas reprovadas. Em 2012, tanto a secretaria de Estado de Educação, quanto a de Saúde, tiveram a prestação de contas de 2011 reprovadas, sendo que no caso da segunda o Tribunal recomendou ao governador Silval Barbosa a exoneração do então secretário Vander Fernandes (PP).

Com a adesão ao PDI, o Tribunal de Contas passa a participar do planejamento e execução dos recursos das secretarias. O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado trata-se da  implementação de um modelo administrativo foca em resultados, diminuição da burocracia e respeito as leis fiscais. Com a adesão dessas três pastas, chegará ao total de quatro as secretarias que aderiram ao PDI do TCE. A Secretaria de Estado de Administração (SAD) já aderiu ao programa em 2012.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet