Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

fora

Após crise, executiva nacional destitui Daltinho da presidência do SD e nomeia sindicalista

Foto: Helder Faria/ALMT

Nova direção do SD tem Domingos Sávio, Manoel de Souza e Zé do Pátio; o secretário nacional João Batista participou do ato

Nova direção do SD tem Domingos Sávio, Manoel de Souza e Zé do Pátio; o secretário nacional João Batista participou do ato

A direção nacional do Partido Solidariedade (SD) destituiu o ex-deputado estadual Daltinho de Freitas da presidência da sigla em Mato Grosso, e nomeou o sindicalista Manoel de Souza em seu lugar. O anúncio da nova comissão provisória foi feito em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19). O deputado estadual José Carlos do Pátio ficou na secretaria-geral, enquanto Waldir Corrêa assumiu a 1ª vice-presidência, e o vereador por Cuiabá Haroldo Kuzai ficou com a 2ª vice-presidência.


Após a crise ocorrida na eleição passada, quando Daltinho foi acusado de usar quase toda a estrutura do partido em favor somente da própria candidatura a deputado estadual, a nacional resolveu intervir. Apesar dos esforços do parlamentar em prol do próprio nome, ele obteve apenas uma suplência, enquanto Zé do Pátio se elegeu deputado. Agora, além de não ter mais mandato, Daltinho também não possui mais o comando do partido.

Leia mais:
Zé do Pátio recorre ao TRE para garantir tempo; Daltinho chama candidato de ‘louco’

“O próprio presidente do partido não apoiou os nossos candidatos. Ele não podia simplesmente ser o único privilegiado do Solidariedade, pois o papel do presidente é ajudar a todos os candidatos, para ter mais votos e fortalecer o partido. Não foi o que aconteceu. Nosso partido é diferente, não é só mais um partido. Lutamos pela classe trabalhadora. Não temos dono de partido no SD”, disse o 1º secretário nacional da sigla, João Batista Inocentini.

O líder nacional destacou, ainda, a importância de fortalecer as bases do SD para preparar a sigla para as eleições municipais de 2016 e, posteriormente, as eleições gerais de 2018. De acordo com o novo secretário-geral, Zé do Pátio, a sigla fundada em 2013 está constituída em 46 municípios no estado, e o plano é ampliar para 100 em um mês. Ele informou também que o SD possui mais de 100 vereadores em Mato Grosso – entre eles os cinco que atuam em Cuiabá a formam a maior bancada da capital.

“Na nossa primeira eleição, em 2014, obtivemos mais de 70 mil votos e conseguimos legenda para eleger um deputado estadual. Portanto, fomos vitoriosos. Temos bons pré-candidatos em alguns polos, e força para decidir a eleição em Cuiabá”, acredita Pátio.

Além disso, os líderes têm atuado na prospecção de novos filiados de peso. A ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB) foi convidada a se filiar, bem como um deputado estadual, cujo nome Pátio não revelou.  “A Serys sempre defendeu os interesses da classe trabalhadora, e seria muito bom tê-la conosco. Também temos conversado com um deputado estadual que quer mudar de partido, mas não posso dizer quem é”,  encerrou o deputado, misterioso. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet