Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

REDE LEGISLATIVA

Rádio Assembleia FM passa a funcionar oficialmente com missão de ampliar interlocução com Mato Grosso

Foto: Maurício Barbant / ALMT

Rádio Assembleia (89,5) foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (23), em sessão especial realizada com a presença de autoridades e comunicadores

Rádio Assembleia (89,5) foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (23), em sessão especial realizada com a presença de autoridades e comunicadores

Os principais temas e projetos de lei serão colocados para debate com os segmentos organizados da sociedade mato-grossense, a partir desta quara-feira (24), pela Rádio Assembleia FM 89,5. O compromisso foi firmado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, durante cerimônia de inauguração da primeira emissora pública de Mato Grosso, projeto piloto para o Brasil com missão de integrar a rede legislativa.      

 
“É importante para a aproximação entre o Poder Legislativo e a população mato-grossense será intensificada com a Rádio, aumentando a transparência das ações dos parlamentares”, argumentou o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), para a reportagem do Olhar Direto.
  
A data é considerada histórica para a comunicação de Mato Grosso, segundo Maluf, e o pioneirismo do Estado. “Cuiabá é a primeira Capital a ter uma rádio aberta de uma Assembleia Legislativa no país. A população ganha mais um canal de comunicação direta com os deputados, assegurando a transparência em todas as ações deste parlamento. A ação parlamentar e a prestação de contas a comunidade serão prioridades da nova emissora”, justificou o chefe do Poder Legislativo.
 
O principal projeto da atual Mesa Diretora é subir o sinal da TV Assembleia e Rádio Assembleia via satélite, para atingir os 141 municípios.  É certo que  sessões plenárias, audiências públicas, discussão sobre os temas relevantes a população e implementação de políticas públicas serão debatidos pela Rádio Assembleia, com foco na prestação de serviços aos cidadãos, terão prioridade. “Como toda emissora pública, nosso compromisso não é comercial, mas sim social”, afirmou o deputado Nininho Ondanir Bortolini (PR), primeiro secretário.
 
O jornalista Jaime Neto, coordenador da Rádio Assembleia FM, lembra que há um mês já funciona em caráter experimental, atingindo a Grande Cuiabá. Ele cita que  integra um projeto pioneiro no país, sendo a primeira operação da Rede Legislativa de Rádio, em parceria com a Câmara Federal com Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
 
O acordo de cooperação entre Assembleia Legislativa e Câmara Federal foi assinado em março, quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), esteve presente no parlamento estadual.
 
O investimento feito pela Câmara dos Deputados foi de R$ 1 milhão, doando os equipamentos de transmissão para a Assembleia Legislativa.
 
O secretário de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cleber Verde (PRB-MA), também destacou a aproximação do cidadão ao trabalho legislativo. “Possibilita transparência ao processo legislativo, onde a população poderá acompanhar em tempo real, o que acontece nesta Casa de Leis. Os programas jornalísticos vão resumir o que de melhor ocorreu durante o dia, ouvindo o cidadão para saber seus anseios. A primeira capital a ter isso é Cuiabá, essa Assembleia Legislativa sai na frente”, justificou Cleber Verde.
 
O secretário do Gabinete de Comunicação de Mato Grosso, jornalista Jean Campos, enalteceu a ousadia do Poder Legislativo e citou que o momento é de exercício de democracia participativa. “A rádio fortalece o vínculo com o cidadão e serve para discussão da pauta legislativa. É instrumento de respeito à cidadania”, pontuou  Jean Campos.
 
Representando a bancada de Mato Grosso no Congresso, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) afirmou que o Poder Legislativo de Mato Grosso possui um histórico de ousadia e quebra de paradigmas. Ele recordou do processo de instalação da TV Assembleia, hoje com sinal aberto, tratado como mito, na época (começo dos anos 2000). “É importante sonhar e acreditar. Por isso, o presidente Guilherme Maluf merece a saudação: porque soube materializar um sonho”, emendou Ezequiel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet