Olhar Direto

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias | Política MT

SAIBA QUEM É QUEM

Comissão do impeachment de Dilma tem placar apertado; deputado de MT vota contra

Foto: Lúcio Bernardo Júnior / Câmara Federal

Eventual derrota na Comissão de Impeachment agrava situação do governo Dilma

Eventual derrota na Comissão de Impeachment agrava situação do governo Dilma

No momento de maior tensão política das ultimas décadas, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisará o impeachment de Dilma Rousseff (PT) terá pelo menos 31 votos contrários ao governo. Outros 28 deputados querem enterrar o processo. O colegiado tem 65 membros. A reportagem do Olhar Direto apurou que o voto do deputado mato-grossense Valtenir Pereira (PMDB), contra o impeachment, é dado como certo, na bancada governista e no Palácio do Planalto.

 
Valtenir Pereira é cristão novo, no PMDB, recebido com batismo de estrela, pelo grupo do vice-presidente Michel Temer.

Leia Mais:
Dois deputados de MT são titulares da comissão de impeachment de Dilma, na Câmara
Protesto contra Dilma 'fecha' avenida do CPA e carro com Lula preso é destaque 

O outro parlamentar mato-grossense como titular da comissão é o deputado federal Nilson Leitão, presidente regional do PSDB e membro da Executiva Nacional, emergente nas hostes oposicionistas. Desde o final do mandato anterior, Leitão fustiga o governo Dilma e, por isso, deve ser um dos sub-relatores da Comissão.
 
Desta forma, Comissão Especial, o resultado desfavorável – 31 a 28 – ao Palácio Planalto é um choque para Dilma. Isso porque a leitura política mais otimista do núcleo duro do governo é de que precisava de maioria folgada na Comissão, para brigar co força e derrubar o processo no plenário da Câmara, quando for o momento.
 
 
Isso porque, independente do resultado final do relatório da comissão,  aprovando ou mesmo rejeitando a cassação de Dilma Rousseff, o rito obrigatório é submeter ao crivo do plenário da Câmara Federal.
 
Até o momento, PRB, PMB e Rede Sustentabilidade ainda não decidiram como votarão e, em senso assim, são cinco votos que, em tese, podem definir o resultado final da votação, na Comissão Especial da Câmara.
 
A Comissão do Impeachment foi instalada na Câmara Federal na tarde desta quinta-feira (17). O presidente é o deputado  Rogério Rosso (PSD-DF), tendo Jovair Arantes (PTB-GO), como relator.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet