Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Política MT

definição

Wilson Santos define núcleo duro e coordenadores de campanha; veja nomes

09 Ago 2016 - 16:18

Da Reportagem Local - Laíse Lucatelli/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Wilson Santos define núcleo duro e coordenadores de campanha; veja nomes
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) acaba de anunciar os membros que irão compor o “núcleo duro” de sua campanha a prefeito em Cuiabá. O coordenador geral será o ex-deputado estadual Carlos Brito (PSB), o coordenador político será o deputado federal Fábio Garcia (PSB), a coordenação jurídica ficará nas mãos do advogado José Antônio Rosa e a coordenação de mobilização política será responsabilidade de Cido Alves. 


Leia também:
Mendes contém rebelião de candidatos a vereador do PSB e Leonardo de Oliveira assume coordenação
 
Santos encabeça a coligação Dante de Oliveira, que abarca 12 legendas. Seu vice é o vereador Leonardo Oliveira (PSB), sobrinho do ex-governador que dá nome à aliança política. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (9), mas ainda falta definir uma peça fundamental para a campanha: o marqueteiro.
 
De acordo com Wilson, deverá ser escolhido um profissional local. A previsão é que uma definição saia nas próximas 48h. Desde que se confirmou a candidatura de Santos, na última sexta-feira (5), cogita-se nos bastidores a possibilidade de Antero Paes de Barros deixar a campanha de Emanuel Pinheiro (PMDB) para atuar ao lado de Wilson, com quem já fez campanhas vitoriosas.
 
Outro nome cotado é o do ex-secretário de Comunicação e Governo do município, jornalista Kleber Lima, que seria o marqueteiro de Mauro Mendes (PSB) antes de o prefeito desistir de tentar a reeleição. Considerado braço-direito do atual prefeito, Lima até já havia sido exonerado do cargo para se preparar para a disputa. Seu acordo, no entanto, era com Mendes e as negociações da chapa começaram do zero após a mudança de candidato.

"O Antero é um grande profissional, disputado por todos, assim como Kleber Lima. Eles são grandes profissionais que se consolidaram com muito trabalho", declarou Wilson. 

De saída do governo

O secretário de Agricultura Familiar do Estado, Suelme Fernandes, presidente municipal do PSB, não está definido em nenhuma função específica, mas adiantou que irá conversar com o governador Pedro Taques (PSDB) porque tem a intenção de se engajar em prol da candidatura de Wilson Santos. O tucano o convidou oficialmente, durante a coletiva, para participar da campanha.

Já Paola Reis, secretária adjunta da Casa Civil do Estado, deverá assumir a interlocução com as lideranças comunitárias em Cuiabá. Ela já foi do staff de Wilson na prefeitura e coordenou a mobilização na campanha de Pedro Taques a governador. A secretária já foi filiada ao PDT e acompanhou o governador na migração para o PSDB.

Elias Santos, irmão do candidato também irá participar da campanha. Ele fez a coordenação financeira de diversas campanhas de Wilson Santos, mas sua função nesta campanha não foi anunciada. 

O responsável pelo plano de governo será o secretário de Planejamento do município, Guilherme Muller. Ele é economista e mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor aposentado da UFMT, foi secretário geral do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária e Diretor Nacional de Planejamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, secretário de Planejamento e Coordenação do Estado de Mato Grosso, chefe da Casa Civil e secretário de Estado de Fazenda do Estado de Mato Grosso. Também foi secretário Municipal de Fazenda de Cuiabá, além de presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais e presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT).
 
Carlos Brito é suplente de deputado estadual pelo PSB. Ele chegou a disputar em 2012 a Prefeitura de Cuiabá pelo PSD, mas acabou em quinto lugar. Depois da eleição, foi secretário de Mauro Mendes e se exonerou a tempo de concorrer em 2014. Considerado político experiente, Brito tem bom trânsito com lideranças comunitárias, já ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa, foi presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura de Cuiabá, foi secretário de Segurança Pública e diretor da Agecopa.
 
O deputado federal Fábio Garcia é o presidente estadual do PSB, partido que indicou o vice de Wilson Santos. O congressista foi o primeiro cogitado para substituir Mauro Mendes na chapa governista, mas declinou. Ele deverá ter atuação fundamental para manter as bases do prefeito em torno de Wilson Santos.
 
O advogado José Antonio Rosa já foi vereador por Cuiabá e é um especialista em disputas eleitorais, tendo trabalhado com Wilson Santos em campanhas vitoriosas consecutivas pela Prefeitura de Cuiabá. Também atuou pela coligação de Mauro Mendes em 2012, quando o socialista venceu a disputa pelo Palácio Alencastro. Em 2014, atuou na coordenação jurídica de José Riva, então candidato ao governo pelo PSD, posteriormente substituído por Janete Riva (PSD).

Última atualização às 17h31.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet