Olhar Direto

Terça-feira, 11 de junho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Para reduzir drama da saúde, comunitários exigem respeito de Luiz Soares

Considerado um dos principais gargalos da administração de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde agravou definitivamente o modelo de interlocução com as bases populares por causa da truculência do titular, ex-deputado Luiz Soares, no tratamento com líderes comunitários e de organizações sociais. Até mesmo as promessas do prefeito Wilson Santos (PSDB) são tratadas com desdém por Soares. Ele chega ao cúmulo de responder aos comunitários que procuram orientação em sua pasta com um sarcástico, via assessoria: “eu não prometi nada”...!


“Infelizmente, hoje, a nossa saúde está doente e o secretário trata como propriedade particular. Ele não ouve ninguém e nem se presta a saber quais os problemas das comunidades nessa área”, protesta a presidente da Associação dos Moradores do Novo Paraíso II, Cleuza Márcia Oliveira. Ela ‘peregrina’ há dois meses pelos corredores da Fundação de Saúde de Cuiabá (Fusc), sede da Secretaria, em busca de uma audiência com o secretário. Sem êxito.

O caso do Novo Paraíso II é mais grave porque a própria Secretaria Municipal de Saúde pediu à Associação de Moradores que convocasse uma reunião com a comunidade para discutir a construção da sede do Programa Saúde da Família (PSF), que, atualmente, funciona de forma precária em prédio alugado.

Mais de 150 famílias compareceram à reunião. Porém, Luiz Soares não compareceu nem mesmo sua suposta representante, Virgilina Goudinho, diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá. O abacaxi ficou para a assessora Selma, da Secretaria Municipal de Saúde, mas o diálogo não avançou. “O secretário fez a comunidade de ‘brinquedo dele’, sem a menor consideração”, reclama Creuza Márcia.

A presidente da Associação do Novo Paraíso II está revoltada com o “jogo de empurra” na Secretaria Municipal de Saúde e, também, com a ‘barreira’ montada, no prédio da Fusc, para impedir que fale líderes comunitários e pessoas comuns tenham acesso a Luiz Soares. “Ali, ninguém fala com ele”, resume Cruza Márcia.

“Nós somos passados de uma assessora para outra, até a secretária do secretário e, depois, ‘devolvidos’ para a assessoria, no térreo. Uma vergonha”, critica a líder comunitária. “E o prefeito

Para o primeiro secretário da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Jonail da Costa Silva, o que falta é respeito, mesmo, às comunidades. “Não é apenas o líder comunitário que tem seus direitos violados por causa da omissão na Secretaria Municipal de Saúde, mas, sim, a população como um todo”, observa ele, ao lembrar que, diariamente, recebe diversas reclamações da Secretaria de Saúde, principalmente da arrogância do secretário.

Jonail da Costa lamenta que Luiz Soares tenha deixado de lado seu historio democrático, inclusive como relator da Assembléia Constituinte de Mato Grosso (1988-89), por causa do cargo que ocupa, hoje.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet