Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Deputado que acompanhou missão ao Oriente Médio defende parceria entre governo e empresários

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), único observador político na missão que reuniu 86 empresários em visita ao Irã, Egito e Líbano, voltou ao Brasil convencido que esse tipo de ação é a ideal. Para Delgado, o apoio do governo é fundamental para fortalecer as negociações conjuntas promovidas pelos empresários. Sem isso, disse ele, é difícil realizar certos acordos e até reuniões.


“Quando se vem em grupo, e há apoio do governo do Brasil e das contrapartes, o processo é bastante facilitado. Conversei com praticamente todo mundo que está aqui. E esta é uma unanimidade”, afirmou o deputado.

Ao comentar as atuais relações comerciais do país, o deputado disse que é “impressionante” como a história se repete. “No passado, os fenícios se lançaram ao mar para desbravar, depois, os portugueses, os espanhóis e os ingleses. Agora somos nós, brasileiros, indo atrás de parceiros comerciais”, destacou.

Delgado acompanhou a missão empresarial, liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Durante cinco dias, os empresários brasileiros, representantes de 13 setores – desde alimentícios até os de alta tecnologia – reuniram-se com mais de mil negociadores iranianos, egípcios e libaneses, buscando a ampliação de parcerias.

Como os empresários, o deputado se disse impressionado com o Irã. Ele se surpreendeu com a organização, a limpeza e o desenvolvimento do país. Delgado afirmou, porém, que ainda existe no país forte repressão à liberdades de expressão, política e ideológicas. No entanto, na sua opinião, é fundamental buscar mecanismos para incrementar o comércio entre o Brasil e o Irã.

“Há dificuldades de financiamentos e alfandegárias para que as empresas brasileiras consigam fechar seus negócios com as iranianas. Essas questões precisam ser resolvidas para que a meta de aumentar o comércio se concretize”, disse o parlamentar.

No ano passado, o Brasil exportou para o Irã, o Egito, e o Líbano cerca de US$ 3 bilhões, e importou deles US$ 110 milhões, mas há potencial para aumento das relações comerciais. A viagem dos empresários durou cinco dias, e incluiu as capitais do Irã, Teerã, o Egito, Cairo, e do Líbano, Beirute.

*A repórter e o fotógrafo viajaram a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet