Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

FISCALIZAÇÃO

Reforma de ponte recomendada pelo TCU ainda não aconteceu

A empreiteira Sanches Tripolini, que reformou as pontes dos rios Garças e Araguaia em 2007, ainda não executou os reparos recomendados pelos auditores do Tribunal de Contas da União(TCU) no tabuleiro da ponte do rio Araguaia conforme solicitação do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes de Goiás(DNIT/GO) e denúncia encaminhada pelo ex-vereador Ronaldo Couto(PMDB).


O secretário de Controle Externo-MT, Carlos Augusto de Melo Ferraz, encaminhou cópia do relatório apurado pelo TCU através dos auditores dos Fiscobras/2009 que constataram pequenas rachaduras no tabuleiro da ponte do rio Araguaia e a falta de iluminação pública. A reforma das pontes custaram aos cofres públicos R$ 33.754.297,35 e o DNIT de Mato Grosso informou que comunicou a empreiteira paranaense para providenciar a recuperação do piso e alegou que a reforma da ponte não inclui a colocação de luminárias na ponte.

O auditor federal José Gualberto Tramontin Filho recomendou ao DNIT-MT que acione se for o caso judicialmente a empreiteira para consertar os defeitos mencionados na ponte do rio Araguaia. O ministro relator desta ação Benjami Zymler concedeu um prazo para a superintendência do DNIT de Mato Grosso sanar os problemas mencionados na representação e confirmados pelos auditores do Fiscobras.

Um fato que ninguém entendeu sobre a reforma das pontes, é que as estruturas antes tinha iluminação pública, mas terminado o serviço não recolocaram novamente a iluminação nas pontes. A empreiteira alega que a iluminação não fazia parte do projeto de recuperação. Passados três anos, hoje as pontes tem uma gambiarra de 1 lâmpada somente em cada ponte. O governo estadual por intermédio de uma emenda do deputado Adalto de Freitas de R$ 450 mil prevê a implantação desta iluminação.

O questionamento sobre a qualidade da reforma das pontes apontou uma divergência entre as superintendências dos DNITs de MT e GO onde um relatório da superintendência goiana sugeria a recuperação do piso do rio Araguaia, fato que desagradou inicialmente à direção do mesmo órgão do lado mato-grossense. A intervenção do TCU através dos seus auditores acabou confirmando a denúncia do DNIT-GO corroborada pelo pedido de explicações do ex-vereador Ronaldo e pelo engenheiro Mário César do escritório de Aragarças-GO.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet