Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Mundo

naufrágio

Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de afundar navio

Um relatório divulgado pelo governo sul-coreano a partir da análise de especialistas de diversos países aponta a Coreia do Norte como a responsável pelo naufrágio de um navio da Marinha da Coreia do Sul em março

Um relatório divulgado pelo governo sul-coreano a partir da análise de especialistas de diversos países aponta a Coreia do Norte como a responsável pelo naufrágio de um navio da Marinha da Coreia do Sul em março, causando a morte de 46 pessoas. De acordo com as investigações, foram encontrados pedaços do torpedo que atingiu o navio, que seriam compatíveis com os artefatos fabricados pela Coreia do Norte.


O governo norte-coreano nega as acusações e afirma que o relatório foi manipulado. Após a divulgação das informações, o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, prometeu tomar "medidas enérgicas" contra o país vizinho. A Coreia do Norte, por sua vez, advertiu para o risco de guerra caso sofra sanções internacionais e informou que enviará especialistas à Coreia do Sul para examinar as provas.

Estados Unidos, China, Japão e Grã-Bretanha se pronunciaram quanto à questão. A Casa Branca afirma que os norte-coreanos cometeram um ato de agressão, colocando em risco a paz mundial e a segurança internacional com a violação do Acordo de Armistício.

Já os chineses enfatizaram a necessidade de um diálogo entre os dois países para resolver o que chamou de "infeliz incidente", enquanto os japoneses consideraram o episódio "lamentável". A Grã-Bretanha também demonstrou apoio à Coreia do Sul.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou que os acontecimentos causam profunda preocupação, e que o caso deve ser tratado com muito discernimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet