Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

faltam 26

Polícia Federal prende um dos foragidos da Operação Jurupari

A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão na tarde desta quarta-feira (26) de um dos foragidos da Operação jurupari, que foi deflagrada na sexta-feira (21) em combate a crimes ambientais. O procurado, que é engenheiro florestal, foi preso em um hospital de São José do Rio Claro. Outros 26 ainda estão foragidos.


De acordo com assessoria da PF, o preso havia se manifestado por meio de advogados e afirmado que iria se entregar, mas não o fez. Estão presas até o momento 65 pessoas, sendo: 33 em Cuiabá, 27 sem Sinop, 01 em Brasília, 01 em Belo Horizonte, 01 no Espírito Santo e 02 em São Paulo.

A Polícia Civil de Mato Grosso, em cooperação com a PF realizou a prisão e também fará a oitiva do preso, por meio de carta precatória. O delegado que preside as investigações informou que os relatórios do inquérito serão encaminhados à Justiça a partir do dia 31 de maio, prazo da conclusão das investigações.

Operação Jurupari

A Operação Jurupari investiga crimes como extração, transporte e comércio ilegal de produtos da Amazônia. Foram expedidos pelo juiz federal da Primeira Vara de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, 91 mandados de busca e apreensão e 91 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Mato Grosso e ainda em São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo.

Dentre as principais irregularidades constatadas estão fraudes na concessão de licenciamentos e autorização de desmatamentos, até mesmo no interior de áreas protegidas, como Terras Indígenas.

As investigações começaram há dois anos e PF apurou irregularidades praticadas em pelo menos 68 empreendimentos e propriedades rurais. Foram presos madeireiros, proprietários rurais, engenheiros florestais, servidores públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O valor mínimo dos danos ambientais causados pelos investigados, nestes últimos anos, é de aproximadamente R$ 900 milhões.


As informações são da assessoria

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet