Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Anfarmag Regional Mato Grosso e CRF- MT lançam campanha “Receita Correta”

A Anfarmag - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais - lança oficialmente a campanha “Receita correta” dia 28 de maio, na Praça da República, centro de Cuiabá das 8h ás 12h.


O objetivo da campanha é mobilizar os profissionais da saúde, clientes de farmácias de manipulação e população em geral sobre a interpretação correta de receitas médicas e também sobre os medicamentos magistrais.

As ações previstas na campanha incluem distribuição de material publicitário e realização de palestras de conscientização e de blitz por 40 farmacêuticos, outros profissionais e estudantes de farmácia com serviços como aferição da pressão arterial do público presente e a presença do Hemocentro de Cuiabá.



A campanha que conta com apoio do Conselho Federal de Farmácia e entidades da classe farmacêutica e médica, instituições de ensino de saúde, conselhos municipais de saúde e secretarias municipais e estaduais de saúde já foi desenvolvida pela Anfarmag em Minas Gerais. E atualmente outras regionais e sucursais da associação pretendem desenvolvê-la.



A entidade avalia que o uso racional de medicamentos é resultado de um processo que envolve a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, preços acessíveis, dispensação em condições adequadas e consumo nas doses indicadas e nos intervalos definidos. Isto é, a adequada prescrição médica é fator determinante para as boas práticas farmacêuticas no preparo e dispensação dos medicamentos, uso seguro pelos usuários e alcance dos objetivos terapêuticos.

De acordo com a presidente da entidade em Mato Grosso, Ivete Peaguda, uma comissão magistral foi formada junto ao Conselho Regional de Farmácia em janeiro deste ano e é composta por cinco farmacêuticos da área magistral. Os objetivos são desenvolver projetos relacionados ao segmento magistral e valorização dos farmacêuticos magistrais.

A Anfarmag ressalta que os consumidores de medicamentos precisam compreender a importância de as receitas serem adequadamente emitidas e interpretadas. E defende que as farmácias sejam vistas como estabelecimentos em que os farmacêuticos interagem com os usuários visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet