Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Circuito Turístico das Águas integra Rosário, Chapada dos Guimarães e Nobres

Circuito Turístico das Águas, integrado pelos municípios de Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães e Nobres. É o que prevê projeto de lei apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). A proposta propõe divulgação dos atrativos turísticos, com ênfase nas características de espaços públicos e privados de aquíferos e mananciais da região.


A ideia é realizar ações conjuntas tomadas pelos municípios integrantes em favor de assuntos de interesse para o turismo, o comércio, os serviços e a infraestrutura. Com isso, o projeto aponta a necessidade de busca permanente de soluções voltadas ao turismo temático de lazer, com apoio institucional e financeiro; parceria público-privada; incentivo (administrativo e financeiro); orientação técnica; formação profissional; pesquisas e levantamento de informações de interesse.

“Tal medida tem por finalidade fomentar o coletivo de Municípios acima mencionados no campo do turismo de lazer, em virtude de sua característica comum na existência de inúmeros aquíferos e mananciais, além da proximidade geográfica entre si e do aglomerado urbano formado pela Capital e Várzea Grande”, explica o deputado Riva.

A proposta aponta que serão definidos roteiros do turismo de lazer e de negócios, em especial, que valorizem as atividades produtivas e comerciais; bem como a aplicação de cursos de formação de mão-de-obra especializada em turismo e serviços correlatos. Além de levantamento e catalogação de outros produtos locais de interesse ao turismo, tais como artesanato, alimentos, bebidas, presentes e obras artísticas e capacitação de recursos humanos com ênfase na profissionalização dos serviços prestados.

O deputado José Riva destaca ainda que a implantação das ações previstas na propositura deverá cumprir com rigor a legislação aplicável à exploração sustentável das economias locais de cada município integrante do circuito turístico. Principalmente, do turismo sob os enfoques de meio-ambiente, infraestrutura urbana, acessibilidade universal, segurança no trânsito, cidadania, transportes, saúde pública, promoção do turismo da terceira-idade.

Além disso, o Poder Público prestará incentivo e apoio ao Circuito Turístico das Águas mediante a realização de ações administrativas e financeiras. Por outro lado, os municípios integrantes deverão, condicionalmente, assumir o comprometimento pela constante melhoria de seu desempenho no turismo temático, na preservação do meio-ambiente e no avanço da qualidade de vida.

“Com essa lei, reconhecemos o grande potencial turístico e de negócios relacionados a este setor econômico de parte dos Municípios integrantes do Circuito Turístico das Águas, de que trata o projeto de lei e que trará resultados positivos de tal medida, não apenas para as suas respectivas economias, mas também para a região a que pertencem e ao Estado como um todo”, conclui Riva.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet