Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Cultura

apresentação

“O Santo e a Porca”, comédia de Ariano Suassuna, no Cine Teatro Cuiabá

A montagem do Grupo Ôxente de Teatro “O Santo e a Porca” tem garantido casa cheia por onde passa e nesta quinta-feira (10.06), chega a Cuiabá com apresentação única, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá.

A montagem do Grupo Ôxente de Teatro “O Santo e a Porca” tem garantido casa cheia por onde passa e nesta quinta-feira (10.06), chega a Cuiabá com apresentação única, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo que traz o texto do dramaturgo Ariano Suassuna, com cenário e figurino inspirados no cotidiano do Nordeste brasileiro, conta a história de um velho avarento, Euricão Arábe, devoto de Santo Antônio, que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.


A comédia que mistura o religioso e o profano aproxima-se da literatura de cordel e traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, que procura realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do Nordeste brasileiro. Montada pela primeira vez em 2002, a comedia, tem direção de Lindolfo Amaral, produção de Edmilson Suassuna e coreografias de Tetê Nahas. No elenco estão Ana Maria Brasil, André Santana, César Leite, Edmilson Suassuna, Marcio Aislan e Rosana Costa.

Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir desta terça-feira (08.06), das 14h às 18h. O valor das entradas é 30 reais inteira e 15 reais meia.

A peça

Na farsa de Suassuna, o fazendeiro Eudoro (Cesar Leite) diz a Euricão que quer roubar seu tesouro, referindo-se à filha do avarento, Margarida (Rosana Costa). Porém, a empregada Caroba (Rose Ribeiro) tenta convencer o velho de que Eudoro quer se casar é com sua irmã Benona (Anamaria Brasil), pois eles já foram noivos no passado e terminaram por uma besteira, segundo Benona. O arábe entende literalmente o roubo a seu dinheiro e trata de escondê-lo num vão do cemitério, próximo ao túmulo de sua mulher. Margarida, por sua vez, está apaixonada pelo primogênito do fazendeiro, Dodó (André Santana). Caberá a esperta criada Caroba tramar para que o casamento da jovem se realize a contento e ela própria tire proveito da situação juntamente com o seu amado Pinhão (Marcio Aislan), que é empregado do fazendeiro Eudoro Vicente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet