Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Novo presidente da Colômbia é

Ex-ministro da Defesa do atual governo do presidente Álvaro Uribe, o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos foi o estrategista dos maiores golpes contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e impulsor da internacionalização da economia colombiana. Ele foi eleito neste domingo (20), no segundo turno das eleições.


Três vezes ministro, sua recente ascensão política foi marcada pela polêmica com Equador e Venezuela, cujo presidente Hugo Chávez afirmou que, caso Santos fosse eleito presidente, isso agravaria as já deterioradas relações bilaterais.

Guerrilha

Como ministro da Defesa de Uribe, Santos idealizou e autorizou a operação na qual foi abatido o número dois das Farc, Luis Edgar Devia Silva, conhecido como Raúl Reyes. Ele organizou o bombardeio aéreo a um acampamento da guerrilha no Equador em março de 2008, que deixou outros 25 mortos. Esse ataque fez com que o presidente Rafael Correa rompesse as relações com a Colômbia e abrisse um processo judicial no Equador contra Santos.

O novo presidente colombiano também elaborou a operação pela qual oficiais do Exército enganaram as Farc, fazendo-se passar por uma missão humanitária. Nesse episódio, resgataram 15 reféns da guerrilha, incluindo a ex-candidata presidencial da França Ingrid Betancourt e três americanos.


Confira também
Santos é o novo presidente da Colômbia


Uribe é vítima da própria força


Quer ler mais? Clique aqui!
..Relações internacionais

Santos foi ainda o responsável pelo início das negociações com os Estados Unidos sobre o acordo militar assinado em outubro passado, que permite a militares e assessores americanos usarem sete bases em território colombiano para a luta contra o narcotráfico e o terrorismo.

A assinatura desse acordo levou a Venezuela a congelar as relações diplomáticas e comerciais com a Colômbia por considerar que a presença de soldados americanos põe em perigo a segurança regional e, sobretudo, a de seu país.

Sua gestão foi marcada pelo caso dos falsos positivos, escândalo de jovens assassinados por militares que os apresentaram como guerrilheiros mortos em combate para receber benefícios, como folgas nos finais de semana.

Santos pertence a uma família colombiana tradicional. Administrador de empresas, estudou na Universidade de Harvard, nos EUA e foi diretor do jornal El Tiempo, que pertence a seus familiares
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet