Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Juan Manuel Santos vence as eleições na Colômbia

uan Manuel Santos, candidato governista à presidência da Colômbia, venceu as eleições locais realizadas neste domingo (20). Ele recebeu 68,9% dos votos segundo a agência EFE e derrotou Antanas Mockus, candidato de oposição e prefeito da capital Bogotá, que ficou com 27,5% dos votos.


Em um pleito com 55% de abstenção, Mockus, candidato do Partido Verde colombiano, venceu apenas em um dos 32 departamentos do país, em Putumayo.

O recém-eleito Santos é o candidato indicado pelo presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, que tem aprovação de 70% da população do país andino. No início da noite Mockus reconheceu a derrota e desejou boa sorte a Santos. "Eu desejo a Santos todo o sucesso como líder para o bem da nossa querida nação", declarou.

"Uma vez mais agradeço a Deus, à Colômbia, obrigada pela confiança que 9 milhões de colombianos depositaram em nós", disse Santos em um discurso diante de milhares de seguidores que durante horas esperavam no El Campín, de Bogotá. Ele afirmou que foi "a maior votação jamais obtida na Colômbia", de mais de 9 milhões de votos (69%).

Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, reconheceu seu rival, o independente Antanas Mockus, do Partido Verde, e agradeceu o presidente Alvaro Uribe, a quem qualificou como "um dos melhores presidentes da Colômbia".

"O professor Mockus foi um rival à altura, que pôs a Colômbia para pensar no valor da vida, da transparência e da legalidade", disse.

A Colômbia começou a votação às 8h locais (10h de Brasília). Ela ocorria com tranquilidade, sem incidentes graves, segundo o ministro do Interior, Fabio Valencia. No mais grave, uma explosão matou sete policiais no departamento de Norte de Santander, próximo à fronteira com a Venezuela. Quatro militares morreram em outros incidentes.

Quase 30 milhões de colombianos escolhem o sucessor de Uribe em uma votação na qual o favorito é seu herdeiro político, o ex-ministro da Defesa Santos.

galeria

Veja fotos do dia de votação
Aos 58 anos, Santos por pouco não venceu no primeiro turno, em 30 de maio, quando recebeu 46,6% dos votos. Seu concorrente é ex-prefeito de Bogotá (1995-97 e 2001-04). Mockus, também com 58 anos, do Partido Verde, obteve 21,5% dos votos.


Menino acompanha mãe em Medellín. (Foto: AFP)Segundo a última pesquisa anterior ao segundo turno, do instituto Invamer Gallup, Santos ganharia com 65,1% dos votos, contra 28% de Mockus.

Santos, que foi três vezes ministro (Comércio, Tesouro e Defesa) e se formou em Harvard, fez uma campanha profissional e organizada. Prometeu proteger a herança do atual presidente, cuja taxa de popularidade segue rondando os 70% graças a sua política de firmeza contra a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet