Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Para economizar energia, agricultores do Paraná implantam irrigação noturna

Um programa que incentiva a irrigação noturna está ajudando a diminuir os custos nas lavouras do Paraná. Quem participa do projeto, coordenado pela Emater (um instituto de assistência técnica), pode economizar até 70% na conta de luz se usar a energia entre as 21h e às 6h.


O agricultor Mário Otremba é produtor rural há mais de 20 anos. Há quatro meses, resolveu investir na irrigação noturna. Antes, ele precisava molhar a horta duas vezes por dia. Mas, por causa do sol forte, boa parte das cebolinhas estragava. Agora, a irrigação é feita à noite e só uma vez. “As plantas também estão gostando porque irriga à noite. A produção já melhorou bastante”, avalia.

O programa de irrigação noturna atende sete produtores rurais de Foz do Iguaçu. Quem já adotou o sistema tem resultados positivos não só na produção, mas também na economia de energia.

É na visita semanal dos agrônomos que são passadas as orientações e assistência técnica aos produtores. “A gente atende os produtores primeiramente nos escritório. Depois, a gente visita as propriedades e faz o projeto para apresentar para a Copel, onde eles são atendidos”, explicou Lúcia de Freitas, agrônoma da Emater.

Segundo a Copel, a companhia paranaense de energia, 300 propriedades já aderiram ao programa no oeste e no sudoeste do Estado.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet