Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Audiência pública apresenta Sistema de Disposição final de resíduos sólidos em Rondonópolis

O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, participou na noite desta quinta-feira, 04 de novembro, de audiência pública realizada no auditório da Unic onde foi apresentada à população a viabilidade técnica e ambiental para a construção do aterro sanitário do município. “O desenvolvimento tem que ser pensado de forma sustentável, nós somos a cidade pólo de Mato Grosso com a maior rede de esgoto e temos que analisar o futuro das gerações que estão por vir e na saúde da população. Por isso eu entendo que tratar deste assunto tão delicado com a sociedade é de suma importância para todos”, destacou o prefeito.


A diretora-presidente do Sanear, Terezinha Silva Sousa, a vice-prefeita Marília Sales, o ex-governador Rogério Sales, a promotora do Meio Ambiente Joana Bortoloni e o secretário de Meio Ambiente do município, Lindomar Alves, acompanharam a apresentação do estudo feita pelos técnicos responsáveis.

“Estamos aqui para elucidar e discutir com a população um estudo de 450 páginas, que trata do Sistema de Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos em Rondonópolis”, pontuou o geólogo Carlos Cristian, responsável pelo projeto.

O debate abordou características ecológicas do sistema e todo seu impacto ambiental. “Precisamos discutir este assunto de forma a envolver todos os setores da sociedade. Rondonópolis saiu na frente, pois é a primeira cidade a ter um aterro sanitário legalizado pela Sema estadual”, enfatizou Terezinha Sousa.

Os engenheiros falaram sobre os tipos de poluição que podem afetar a população, como a poluição do solo. “Alterando suas características físico-químicas, os resíduos representam uma séria ameaça à saúde pública tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças”, ressaltou Carlos.

Quanto a poluição da água e do ar, Carlos lembrou que o primeiro pode mudar as características do ambiente aquático, através da percolação do líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica presente no lixo, e o terceiro provoca formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio, originando riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias.

ATERRO SANITÁRIO - O Aterro Sanitário é um tratamento baseado em técnicas sanitárias (impermeabilização do solo/compactação e cobertura diária das células de lixo/coleta e tratamento de gases/coleta e tratamento do chorume), entre outros procedimentos técnico-operacionais responsáveis em evitar os aspectos negativos da decomposição final do lixo, ou seja, proliferação de ratos e moscas, exalação do mau cheiro, contaminação dos lençóis freáticos, surgimento de doenças e o transtorno do visual desolador por um local com toneladas de lixo amontoado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet