Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

SAMU

Coordenador é exonerado do cargo e parceiros lamentam saída

O enfermeiro padrão Israel Paniago, que respondia pela coordenação do Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Rondonópolis desde 2007 como contratado pela Prefeitura Municipal foi comunicado nesta terça-feira (9) que não está mais no cargo. A exoneração de Israel foi recebida com surpresa pelos militares do 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Rondonópolis (3º BBM).


“Recebemos com surpresa. Não esperávamos essa atitude porque vínhamos desenvolvendo o trabalho em uma parceria boa com o município. Ele (Israel) tem uma qualidade técnica muito boa e vai fazer muita falta aqui”, externou o tenente coronel Vanderlei Bonoto Cante, comandante do Comando Regional do 3º BBM.

Bonoto destacou ainda a estranheza de como a decisão foi tomada, sem que antes fosse aberta a possibilidade de discuti-la. “Entendo que o prefeito pode exonerar quem ele quiser, mas desde a implantação do Samu tomamos todas as decisões a partir de um colegiado, está é a primeira vez que uma decisão é tomada unilateralmente”, falou.

O secretário municipal de Saúde, Valdecir Feltrin, assegurou que a exoneração é irreversível e de caráter político, sendo ela uma vontade do prefeito José Carlos do Pátio (PMDB). O secretário explicou que, por enquanto, ainda não foi nomeado ninguém para a coordenação do serviço.

Histórico

Neste domingo (14), profissionais do Samu irão embarcar para Brasília como convidados do Ministério da Saúde para apresentar a experiência positiva do Samu de Rondonópolis, considerado referência em todo o Brasil. Israel participou da implantação do serviço na cidade que teve início em 2005. Em 2007, o enfermeiro foi nomeado coordenador do serviço. Antes, porém, também trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde na coordenadoria que elaborou o projeto de criação do Samu.

Entre os projetos de sucesso desenvolvidos pelo profissional enquanto esteve à frente do Samu, destacam-se o projeto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que conquistou R$ 2 milhões de recursos do governo federal para sua construção, além de repasses mensais para sua manutenção. A implantação da UPA só é permitida em municípios que já tenham Samu. A unidade ainda não tem previsão para ser construída, pois depende da aquisição de um terreno pela Prefeitura.

Outro destaque da gestão de Paniago foi a renovação da frota de Rondonópolis. Recentemente duas novas ambulâncias foram entregues e mais quatro estão para chegar, completando a renovação de toda a frota. A implantação do Samu nos municípios vizinhos de Itiquira, Primavera do Leste, Jaciara, Campo Verde e Paranatinga também foram projetos elaborados pelo enfermeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet