Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura realiza Semana de Prevenção contra Diabetes Mellitus

Oferecer atendimento especializado aos pacientes com Diabetes Mellitus e incentivar a ingestão correta dos medicamentos, especialmente na população idosa, é o objetivo da equipe da Secretaria de Saúde de Rondonópolis. A ação desenvolvida entre os dias 9 e 19 de novembro, tem como meta principal reforçar a necessidade da orientação médica para os portadores da doença. Cerca de 40 pessoas foram consultadas pela endocrinologista Deolinda Seliciano Muniz e pela nutricionista Margareth Ferreira nesta quarta-feira (10), na unidade do Programa de Saúde da Família – PSF Dom Bosco.


“Destacamos principalmente a necessidade do acompanhamento da família durante a ingestão dos remédios e também durante a alimentação. Os filhos precisam entender que é muito mais fácil ajudar os pais ou avós neste momento, que é o da prevenção, do que mais tarde cuidar de uma doença mais grave, causada pela falta de atenção”, declara Deolinda.

A diabetes, conhecida como ‘doença do açúcar no sangue’, ocorre quando não há produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que controla o nível de açúcar no sangue) ou quando a insulina não atua de forma eficaz no organismo. Os principais sintomas da doença são sede e fome em excesso; feridas que demoram a cicatrizar ou não cicatrizam; dores nas pernas; sensação de fraqueza; infecções frequentes e emagrecimento.

O enfermeiro responsável pelo PSF, Thiago Paixão, esclarece que uma vez por mês os pacientes recebem atendimento médico e orientação nutricional e fazem hidroginástica e caminhadas. “A diabetes é uma doença perigosa que se tratada de forma incorreta, desencadeia outras mais graves. Por isso, todos são acompanhados periodicamente. Nossa intenção é oferecer uma vida saudável para essa população”, disse.

“Entre os fatores de risco estão a falta de exercício físico, obesidade, hipertensão arterial (pressão alta), alimentação com excesso de massas, gorduras e açúcares, além dos antecedentes familiares”, pontua a gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves. Ela reforça que as principais complicações são a diminuição ou perda da visão, feridas crônicas dos pés, perda de função renal e impotência sexual. “Vamos prestar atenção nos sintomas e procurar atendimento médico. É possível conviver com a diabetes e ter qualidade durante o dia-a-dia”, completa
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet