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Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

Escola Estadual Nova Chance amplia número de vagas para reeducandos

A Escola Estadual Nova Chance, unidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início ao ano letivo de 2009 com salas de aula anexas em 15 municípios de Mato Grosso. As salas descentralizadas reúnem 1.335 reeducandos do sistema prisional matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Para proporcionar a inserção social pela educação e ampliar o número de vagas para os reeducandos, a Seduc aumentou em 2009 o número de instituições prisionais atendidas pela EJA no Estado. Dos 10 municípios com salas de aulas em 2008, outros cinco passaram a ser atendidos, passando de 1.079 matriculados no ano passado para 1.335 este ano.

Hoje, as aulas ocorrem em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio de Leverger, Rondonópolis, Água Boa, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Mirassol do Oeste, Nobres, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Paranatinga, Juara e Arenápolis e Sinop.

“A escola é uma referência para esses estudantes na busca de documentação escolar, comprovação de escolarização e continuidade de seus estudos”, destaca o gerente da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Sávio Brito Costa. Até o ano passado esses documentos estavam descentralizados nos municípios. Com a criação da Escola Nova Chance, a expedição de documentação ficou sob responsabilidade dessa unidade escolar.

As ações desenvolvidas pela Seduc em 2009 resultaram do Plano Estratégico de Implantação da EJA no Estado. Entre as ações elaboradas está o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos nas instituições prisionais. Segundo Costa, a proposta é contribuir para a institucionalização de um sistema de EJA em penitenciárias privilegiando os eixos da gestão articulada, formação de professores e acervo bibliográfico de referência e literatura.

Dados de 2007 da Secretaria de Estado de Justiça (Sejusp) apontam para cerca de 7.500 reeducando no sistema prisional do Estado, sendo que pouco mais de 500 cursaram o ensino médio completo. Os demais são analfabetos (953), com ensino fundamental incompleto (3.988), fundamental completo (1079) e ensino médio incompleto (908).
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