Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

Professores se reúnem com prefeito e defendem audiência com Lula

Os professores da UFMT que encabeçam o movimento em prol da criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) querem discutir a proposta diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sugestão foi tema de discussão em reunião com o prefeito José Carlos do Pátio e os vereadores da cidade, nesta segunda-feira, dia 23 de março. Até lá acontecem reuniões, audiências e atos públicos em defesa da independência do campus local.


Pátio que apoiou a proposta como deputado estadual, assumiu o compromisso de reforçar o pedido dos vereadores, para uma audiência ampliada com o governador Blairo Maggi. Ele propõe também outra audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O encontro teria a participação de diversas lideranças políticas, inclusive a bancada de representantes de Mato Grosso no Congresso Nacional. O objetivo seria sensibilizar o ministro e agilizar o processo de criação da UFR.

Mas, os educadores que já participaram de audiência com o ministro Fernando Haddad para discutir o projeto, acreditam que agora é hora de tentar uma audiência com o presidente Lula. O professor Paulo Isaac e a professora Lindalva Novaes Garsk que participaram da audiência anterior, em Brasília, avaliam que “as exigências do ministro são técnicas e a decisão sobre a criação da UFR é política”. “Por isso, devemos reivindicar uma audiência com o presidente Lula”, defendem.

A expectativa é que o governador Blairo Maggi auxilie nas articulações para agendar a audiência no Palácio do Planalto. Outra proposta definida durante a reunião com o prefeito José Carlos do Pátio, foi a realização de um ato público em Rondonópolis, simultâneo à audiência com o governador, em Cuiabá. A ideia é reunir estudantes, professores e comerciantes na manifestação que visa chamar a atenção da sociedade em geral, sobre a importância da criação da UFR. Uma das propostas é sensibilizar os empresários a manter as lojas com a porta baixada até a metade, durante a manifestação.

A organização do ato vai ser definida em reunião com representantes do setor comercial e do poder público, além de estudantes e professores que acontece na sexta-feira, dia 3 de abril. O encontro vai ser na sala de reuniões anexa ao gabinete principal do Palácio da Cidadania.

Pauta positiva

Além de unir forças aos defensores da criação da UFR, o prefeito José Carlos dom Pátio, mostrou interesse em definir uma pauta positiva com a universidade. Entre as propostas defendidas pelo prefeito, está a regularização da área destinada ao campo experimental. O que deve depender da aprovação de projeto pela Câmara de Vereadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet