Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias

Renault vai suspender mil funcionários por cinco meses

Metalúrgicos da montadora Renault concordaram nesta segunda-feira (5), em assembleia, com a suspensão por cinco meses de mil trabalhadores da unidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o equivalente a 30% da mão-de-obra da marca francesa.


A medida visa, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, evitar que esses funcionários sejam demitidos em consequência da crise internacional. Pelo acordo, eles não trabalharão neste período, mas receberão bolsa de qualificação profissional paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e ajuda compensatória da montadora para atingir o valor integral do salário.

O acordo também garante a computação destes cinco meses para o pagamento de férias, 13º salário e FGTS. Apesar disso, o período não será considerado para a aposentadoria, já que não haverá folha de pagamento.

Depois do prazo estipulado, montadora e sindicato voltam a se reunir para discutir se manter as vagas será ou não viável. 

Paralisação na Peugeot Citroën

Nesta segunda-feira (5), 2.600 funcionários da montadora PSA Peugeot Citroën retomaram suas atividades. Enquanto isso, outros 700 trabalhadores no Centro de Produção de Porto Real, no Rio de Janeiro, seguem suspensos com licença remurerada por, no mínimo, três meses.

Férias coletivas na GM

A General Motors (GM), que no final do ano suspendeu a produção em três fábricas de São Paulo, concederá férias coletivas entre 12 de janeiro e 11 de fevereiro a 300 funcionários da divisão Powertrain 1, em São José dos Campos. A montadora informou, por meio da assessoria de imprensa, que as férias já estavam previstas.

No Japão...

A Toyota Motor vai interromper produção em fábricas por onze dias entre fevereiro e março por conta do acentuado declínio nas vendas nos Estados Unidos, que deixou concessionárias do país entupidas de veículos não vendidos.

Uma queda de 37% nas vendas de dezembro no maior mercado da Toyota marcou a retração mais profunda em mais de um quarto de século, sendo pior que o declínio de vendas de rivais norte-americanas também com problemas, como General Motors e Ford Motor.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet