Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Educação

Biblioteca oferece consulta gratuita a livros sobre ruas, praças e mapas da cidade

A biblioteca do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), que funciona no terceiro andar do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, no centro da cidade, disponibiliza a comunidade em geral uma série de livros que contam grande parte da história dos monumentos, ruas e praças cuiabanas. Lá também podem ser acessados mapas da cidade e de loteamentos.


O livro “Ruas de Cuiabá’, de autoria do jornalista e historiador Rubens de Mendonça, que após sua morte teve seu nome imortalizado na denominação de uma das mais importantes vias da capital, a Avenida Rubens de Mendonça(doCPA), é um exemplo. Ele registra a criação e história de centenas de ruas e dezenas de praças. Num trecho da introdução desse livro Rubens de Mendonça escreveu: “as denominações das ruas são coisas interessantes. Quantas vezes um político cai e o seu nome é substituído por outro. Como exemplo ele cita: “a rua Senador Azeredo, com a vitórias da revolução de 1930 passou à denominação de Rua 24 de Outubro”.


Já a Rua Joaquim Murtinho, relatou Rubens de Mendonça, teve seu nome trocado pelo de João Pessoa, voltando à denominação original após campanha da comunidade e do jornal “Correio da Semana”, hoje extinto. A campanha também teve o apoio do então prefeito municipal professor Isac Povoas, lembra o historiador. Curiosidades e fatos relevantes da história das ruas e de seus homenageados estão nessa relíquia literária do acervo do IPDU.


Outros livros importantes, bem mais atuais, que podem ser pesquisados são as edições do Perfil Sócio-econômico de Cuiabá e o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico. O Plano Diretor, por exemplo, foi revisado em 2007 e reeditado em 2008 sob a coordenação da presidente do IPDU, arquiteta Adriana Bussiki Santos, com grande participação popular. Mais de 2 mil pessoas entre políticos, professores, engenheiros, arquitetos, empresários e lideranças comunitárias participaram dos debates e decidiram, entre outras inúmeras mudanças, pelo congelamento do perímetro urbanos de Cuiabá durante 10 anos. Essa é uma maneira de fazer com que a cidade se desenvolva internamente, ou seja, nas áreas que já dispõem de infra-estrutura básica como ruas e redes de água e energia elétrica.


O serviço de consulta, oferecido em horário comercial de segunda à sexta-feira(das 8 às 12h e das 14 às 18hs), podem auxiliar em pesquisas escolares e na rotina pesada de profissionais como o oficial de justiça federal Altamirando Nunes Filho. Ontem(07-04), véspera do aniversário de Cuiabá(a capital completa 290 anos hoje), o oficial Nunes Filhos esteve na biblioteca consultando o mapa de um bairro onde terá de intimar pessoas arroladas em processos que tramitam na Justiça Federal de Mato Grosso. Há três anos na profissão, Nunes Filho disse que recorre à biblioteca do IPDU sempre que tem dúvidas em relação a endereços que precisa identificar. “O que dispomos nessa biblioteca é um serviço de grande valia”, observou ele.


A partir desta reportagem, matérias similares contanto a histórias de praças, ruas e personagens da história de Cuiabá poderão ser acessadas diariamente no site oficial da Prefeitura durante o mês de aniversário da cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet