Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Caso Leopoldino

Depoimento de Pieroni dura cerca de 3h; Josino começa a ser ouvido siga

30 Jun 2011 - 10:17

Da Justiça Federal - Laura Petraglia e Lucas Bólico

Foto: Reprodução

Depoimento de Pieroni dura cerca de 3h; Josino começa a ser ouvido siga
Começou há pouco na Justiça Federal o interrogatórios dos cinco acusados de montarem uma farsa, na tentativa de provar que o juiz Leopoldino Marques do Amaral estaria vivo. As oitivas são presididas pelo juiz da 7ª Vara Federal, Paulo Cézar Alves Sodré. Prestam depoimento ao juiz o delegado Mário Pieroni, o empresário Josino Pereira Guimarães, Clóves Guimarães, o latrocida Abadia Paes Proença e o agente Gardel Lima.


Além dos acusados pela farsa, uma testemunha surpresa foi arrolada pelo juízo e pode mudar os rumos do caso. O dentista do juiz Leopoldino Marques do Amaral em vida, Afonso Hydeo Yamamoto, abriu as oitivas e depõe neste momento. Os advogados de defesa dos denunciados também acompanham os depoimentos. Além da defesa, o membro designado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso para acompanhamento do Caso Leopoldino, Ussiel Tavares, também assiste o interrogatório.

Presos desde o dia 9 de maio, Josino e Pieroni não falaram com a imprensa. O intuito da suposta farsa para provar que o juiz Leopoldino Marques do Amaral estaria vivo, seria beneficiar o empresário que deve ir a júri popular ainda este ano acusado de ser o mandante do assassinato do magistrado.

A juíza federal substituta da Vara Federal, Vanessa Curti Perenha Gasques, também já determinou o afastamento de Gardel Lima das funções, pois oferecia risco ao andamento das diligências. Em entrevista ao Olhar Direto ele afirmou que apenas cumpria as ordem dadas pelo delegado Pieroni e que nunca questionou as ordens recebidas.

O advogado do empresário, Valdir Caldas, diz estar confiante na versão dos fatos do seu cliente e afirma que há como provar que Leopoldino está vivo pelo exame da arcada dentária. Ussiel por sua vez chegou à Justiça Federal de posse do laudo da Unicamp que atestava a morte do magistrado e autenticidade do corpo encontrado carbonizado no Paraguay.

(10h55) - Dentista afima não ter dúvidas sobre morte de Juiz

Terminou há pouco o depoimento do dentista do juiz Leopoldino Marques do Amaral, Afonso Yamamoto, arrolado pelo juízo para depor na manhã de hoje. “Foi me perguntado sobre os tipos de tratamento dentários que eu executei no juiz Leopoldino, principalmente se ele tinha espaçamento entre os dentes. Eu respondi que ele tinha sim antes do tratamento, depois não. Eu fui chamado para depor pelo delegado Márcio Pieroni no início do ano e foi exatamente isso que disse”, disse.

O dentista revelou que o delegado à época o chamou para depor sobe justificativa de que peritos haviam dito a ele que a arcada dentária do corpo exumado tinha estes espaçamentos. O dentista diz não ter dúvidas de que arcada avaliada durante a exumação era do juiz Leopoldino. “Tenho certeza, a arcada que veio na época do Paraguai junto do corpo era a mesma que eu mexi, era a de Leopoldino”, disse.

(12h45) - Delegado Pieroni será o próximo a depor

O juiz Paulo Sodré determinou um intervalo de uma hora para a retomada das oitivas referentes à suposta farsa montada pelo delegado Márcio Pieroni com intuito de fomentar dúvidas a respeito da morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral. Logo após o almoço as oitivas serão reiniciadas com o interrogatório de Pieroni, na sequência serão ouvidos o empresário Josino Pereira Guimarães, o irmão dele Clóves Guimarães, e o agente Gardel Lima. O latrocida Abadia Paes Proença depôs até pouco mais de meio dia.

Além dos advogados de defesa dos cinco denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de formação de quadrilha armada, denunciação caluniosa, falsidade ideológica, fraude processual, interceptação telefônica para fins não autorizados em lei, quebra de sigilo funcional e violação de sepultura, acompanha os depoimentos o membro designado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Ussiel Tavares. Cabe ao membro da OAB-MT, apenas assistir os interrogatórios como qualquer advogado, porém não é permitido a ele interferir ou fazer perguntas.

As oitivas recomeçam logo mais às 13h45.

(17h20) - Depoimento de Pieroni dura cerca de 3h; Gardel começa a ser ouvido

Após aproximadamente 3 horas, o depoimento do delegado Márcio Pieroni foi encerrado na Justiça Federal, em oitiva realizada pelo juiz da 7ª Vara Federal, Paulo César Sodré. Pieroni é acusado de arquitetar a falsa tese de que o juiz Leopoldino Marques do Amaral estaria vivo para ajudar o empresário Josino Pereira Guimarães, apontado como responsável pelo assassinato do magistrado.

Com o final do depoimento de Pieroni, o agente prisional Gardel Lima, apontado com ajudante de Pieroni na confecção das provas da farsa, começa a ser ouvido.

(17h56 - Josino Guimarães começa a ser ouvido

Os depoimentos de Clóves Guimarães, irmão do empresário Josino Guimarães, e do agente prisional Gardel Lima já foram encerrados. Josino Guimarães, o último do dia a ser ouvido,começa a depor.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet