Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Banco de Leite do Pronto Socorro necessita de mais doadoras regulares com urgência

Com uma queda de 26% no número de doadoras regulares, o Banco de Leite de Leite do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) necessita, em caráter de urgência, de mais voluntárias, que hoje são apenas 11.

Com uma queda de 26% no número de doadoras regulares, o Banco de Leite de Leite do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) necessita, em caráter de urgência, de mais voluntárias, que hoje são apenas 11. O pedido de ajuda é da gerência do setor, responsável pela nutrição das crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neo-natal e Pediátrica.


Para se tornar uma doadora, basta a mulher interessada entrar em contato com a equipe de nutricionistas e lactaristas do Banco de Leite. O setor está localizado na ala pediátrica, no 3° andar do hospital. O horário de atendimento é de 7h às 18h30. A doadora pode ainda realizar contato pelo telefone 3617-7847. Após o contato, uma equipe do setor dará todas as orientações necessárias para a realização da doação.

A nutricionista Mônica Macedo explica que a coleta, também chamada de ordenha, pode ser realizada tanto no hospital quanto no domicílio das doadoras. Mas, para isso, a mulher passa antes por processo de triagem, que consiste no preenchimento de um questionário, no qual são abordadas questões sobre o hábito alimentar e comportamento da doadora.

"O questionário é importante para eliminar qualquer tipo de risco à saúde do bebê que necessite do leite que será doado pela mulher", destaca a nutricionista, completando que, através desse documento, a equipe do setor identifica situações que possam interferir na qualidade no leite doado como, por exemplo, se a mulher é fumante ou se utiliza medicamentos controlados. "São informações importantes que respaldam a doação ou não", destaca.

Após o processo de investigação da qualidade do leite doado, o conteúdo é coletado, enviado ao Hospital Geral para a pasteurização, e retorna ao HPSC para armazenamento e utilização.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet