Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Dengue avança

Secretaria de Saúde aumenta número de leitos para doentes

O aumento acelerado dos casos de dengue em Cuiabá, tem refletido nos corredores do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), onde os atendimentos triplicaram. No entanto, o secretário municipal de Saúde, Luiz Soares afirma que o órgão tem tomado todas as medidas possíveis na tentativa de combater a doença que assola a capital mato-grossense.


Em entrevista ao programa  “Chamada Geral”, na manhã desta quinta-feira, Soares disse que o número de leitos nas policlínicas dos bairros, unidades de saúde também foram ampliados. Além disso, outros hospitais do município também estão abrindo leitos para assistência da população. “Não há mágica a se fazer e nem o que inventar. A saúde pública está trabalhando”, declarou ressaltou também que o período chuvoso está terminando e com isso a proliferação do mosquito e criadouros.

Já quanto a utilização do Ultra Baixo Volume, mais conhecido por “fumacê”, utilizado para combater o mosquito da dengue, o secretário alega que pode haver eficácia no período da seca, mas atualmente. Isso porque, segundo ele, a ação de combate serve para o mosquito na fase adulta e não para exterminar os ovos depositados e criadouros. Além o comportamento da população em face a utilização do fumacê também causa preocupação. “As pessoas podem acabar se acomodando e ocorrer o descuido para evitar a doença”, pontuou.

Até o momento foram registrados em Cuiabá, 32 casos de dengue hemorrágica, sendo 21 com complicação, e 63 estão sob investigação. No total são 116 casos graves na capital.

Mortes

Três pessoas já morreram vítimas da doença. Entre elas, Ana Laura Frederico Almeida Santos, de apenas sete anos, e que morava no bairro Verdão. O pai da menina, Melquisedeques de Almeida Santos (33) chegou a realizar um protesto para cobrar a Prefeitura Municipal e ainda um atendimento digno para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A garota morava em frente a uma piscina pública apontada como ponto de ploriferação do mosquito. No entanto, o secretário de Saúde informou na entrevista que o criadouro foi constatado na própria residência da menina.

Segundo ele, a equipe técnica da saúde realizou vistorias no local, como também fez bloqueio entre 200 metros e 400 metros das casas próximas a piscina. No entanto, nada foi encontrado e o laudo técnico confirmou o criadouro na casa da garota e da tia, que mora ao lado.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet