Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ação concentrada

Fumacê começa a ser utilizado amanhã em Várzea Grande

O secretario estadual de Saúde, Augustinho Moro, anunciou em reunião realizada na manhã de hoje (16 ) com as equipes técnicas do Estado e do Ministério da Saúde, a utilização de Ultra Baixo Volume (UBV-Fumacê) no município de Várzea Grande.

O secretario estadual de Saúde, Augustinho Moro, anunciou em reunião realizada na manhã de hoje (16 ) com as equipes técnicas do Estado e do Ministério da Saúde, a utilização de Ultra Baixo Volume (UBV-Fumacê) no município de Várzea Grande. A decisão foi tomada com o consentimento do município, acordada com o Estado e o Ministério da Saúde (MS). 


A ação, segundo o secretário, se dará a partir de amanhã (17 ), iniciando pelo Grande Cristo Rei e passando pelos bairros que formam a região, como o Construmat, Alameda, Cohab, Parque do Lago, Maringá I e II, entre outros, e percorrendo o bairro da Manga. Os trabalhos envolverão também o centro da cidade e a região do Mapim, nesse primeiro momento. Após os trabalhos nestas regiões serão apontados os novos bairros a serem contemplados pela ação.

“A estratégia de se começar pela região do Cristo Rei e o bairro da Manga é em razão dos trabalhos que já foram realizados pelo Estado e o município na organização da limpeza urbana, no bloqueio químico costal e, agora, a aplicação do Fumacê atingindo um grande número de residências no momento em que o Estado passa por uma epidemia de casos graves de Dengue”, explicou o Secretário.

A ação será coordenada pelo técnico do Ministério da Saúde, especialista no uso de UBV, Kleber Moraes de Sá, que explica que o equipamento é eficiente nesse momento da epidemia de casos graves de dengue, porém que seguirá as normas técnicas do uso do equipamento, segundo as condições climáticas e os horários adequados na eficácia da ação que é das quatro às sete horas da manhã e das 18 às 21 horas.  O horário, segundo Kleber Moraes, é o mais adequado tecnicamente. A população deverá ficar atenta a este horário de Sexta Feira deixando as portas e janelas abertas.

“O equipamento UBV é utilizado em casos de epidemia e comprovou sua eficácia como ação complementar nas grandes epidemias que ocorreram em Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Acredito que em Mato Grosso vamos obter sucesso em mais esta ação que contempla as ações de enfrentamento da Dengue, propostas pelo Ministério da Saúde”, afirmou Kleber Moraes.

O secretário de Saúde, Augustinho Moro, disse que vai usar todas as ferramentas necessárias no combate ao mosquito da dengue no Estado. Porém deixa claro que em Cuiabá, de acordo com dados epidemiológicos do Estado, existem cerca de 30 bairros que possuem o índice de infestação predial acima de 2%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1% o que configura uma situação de risco onde a presença de qualquer pessoa infectada pelo vírus da dengue pode iniciar um surto neste local.

A utilização do UBV é recomendada nesses casos de infestação para redução dos alados (mosquitos adultos voando) para que os mesmos não possam colocar seus ovos nos criadouros existentes. Por isso da necessidade das ações casadas de limpeza urbana, eliminação de criadouros e UBV na efetividade do combate à dengue.

Augustinho Moro disse ainda que “o Estado e o Ministério da Saúde estão prontos na execução de mais essa ação complementar, que é a aplicação do Fumacê em Cuiabá, porém ainda aguarda posicionamento de Cuiabá pelo fato de que a Prefeitura de Cuiabá é gestora plena do Sistema Único de Saúde em seu território. O Estado e o Ministério da Saúde se posicionam favorável à ação da aplicação do UBV em Cuiabá. São 28 carros prontos para a aplicação do UBV sendo 16 cedidos pelo Ministério da Saúde e 12 do Estado”.

O secretário alerta a população para ficar atenta aos seus quintais na eliminação dos criadores. A engue e uma doença séria e que mata e a responsabilidade na ação de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti é de todos.

A reunião realizada na tarde ontem (15), onde o Estado convidou a sociedade civil organizada a se engajar nas ações de enfrentamento da Dengue coordenadas pelo Estado, resultou em parcerias importantes por parte do Exército, Universidades, Defesa Civil e demais órgãos estaduais, onde cada um apresentará à Secretaria de  Saúde propostas e planos que somam às ações e ainda na disponibilidade de recursos humanos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet