Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Câmara Municipal é parceira na Campanha do Desarmamento 2011

Diariamente são registradas dezenas de ocorrências que envolvem incidentes com arma de fogo pelo país a fora. O Brasil é o país com o maior número de pessoas mortas por armas de fogo. Em 2003 foram 108 mortes por dia, quase 40 mil no ano, segundo dados do DATASUS/2003.


Arma de fogo mata mais que acidente de trânsito, AIDS ou qualquer outra doença ou causa externa. Estima-se que o número total de armas em circulação no Brasil seja de 17,5 milhões, e apenas 10% dessas armas pertencem ao Estado (forças armadas e polícias), o resto, ou seja, 90%, estão em mãos civis.

Diante de dados alarmantes como estes, o governo federal lança anualmente campanhas de desarmamento. Este ano, em Mato Grosso, a campanha teve início no último dia 17 de outubro. São 17 municípios cadastrados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado como pontos oficiais de entrega, embora Lucas do Rio Verde não esteja nessa lista, segundo o delegado, Marcelo Torhacs, na delegacia de polícia civil está sendo feioa o recolhimento das armas.

“O indivíduo pode comparecer na delegacia após acessar o site do ministério e retirar a guia de trânsito da arma. Por não ser ponto oficial, nós vamos recolher e encaminhar o pedido de devolução para Sinop,alguns dias depois o cidadão pode retornar à delegacia de Lucas para receber a autorização de indenização que é paga nos caixas eletrônicos das agências bancárias credenciadas, explicou”.

O valor pago varia de acordo com a arma. Pessoas que entregam revólveres mais simples recebem R$ 100. Na entrega de fuzis, escopetas e metralhadoras, por exemplo, recebem R$ 300.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet