Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

também aqui

Governo do Estado prepara ações para evitar a entrada de gripe suína

O Governo do Estado está se precavendo para que a gripe suína, epidemia que já provocou mais de 100 mortes no México, não chegue a Mato Grosso.

O Governo do Estado está se precavendo para que a gripe suína, epidemia que já provocou mais de 100 mortes no México, não chegue a Mato Grosso. As fronteiras com os outros Estados e países vizinhos já foram reforçadas com postos de controle sanitário. Os técnicos do Estado estão buscando informações sobre o rebanho, produtores e tranquilizando a população. O consumo da carne suína não transmite o vírus A/H1N1. Este foi um dos assuntos expostos durante a reunião do secretariadohoje (27 ), no Palácio Paiaguás em Cuiabá.



Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, a suinocultura comercial mato-grossense encontra-se em franco processo de expansão com a adoção de tecnologia de ponta, possibilitando a conquista de mercados. “Nós estamos fazendo o trabalho de prevenção. O Brasil não conta com nenhum caso da doença, mas estamos preparados. Estamos trabalhando junto com o Indea”. O rebanho suíno total conta com 1.303.822 cabeças.

Atualmente o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) conta com 138 Unidades Locais de Execução nos municípios, e cinco postos fiscais nas principais vias de acesso do Estado. A entidade já desenvolve em parceria com Superintendência Federal da Agricultura,(SFA/MT ) o Programa de Sanidade Suídea. A fiscalização conta com dispositivos para conferir segurança sanitária aos confinamentos suínos que devem ser registrados e periodicamente monitorados para o risco de doenças infectocontagiosas.

SEGURANÇA 

 Não há registros no Brasil de gripe aviária ou de gripe suína provocado pela variante que atinge pessoas no México. É importante ressaltar que: mesmo que estivesse ocorrendo em suínos o ingresso do vírus no Brasil pela importação dos animais seria contido pelo processo que conta com exames e quarentena no país de origem e de destino. Até o momento não há qualquer nova determinação de medidas sanitárias emanadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), frente ao evento.


 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet