Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

promessa

Prefeito anuncia que dará 100% de reposição aos professores

Foto: Alline Marques/OD

Prefeito anuncia que dará 100% de reposição aos professores
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), participou na tarde desta quinta-feira (30) do Encontro Municipal de Educação e aproveitou para anunciar aos educadores que em julho dará 100% da reposição salarial dos últimos 12 meses. Ele ainda voltou a reforçar que o setor será “a mãe de todas as prioridades” para a Prefeitura.


“O que não me deixa dormir é o problema na educação”, declarou em discurso na abertura do evento ao comentar sobre as inúmeras reclamações referentes aos buracos e matos que tem ouvido por boa parte da população.

Como professor, Wilson Santos tem maior afinidade com a Educação e assume isso. Para ele a educação é o fator transformador e ainda faz questão de lembrar que é filho de semi-analfabetos e só chegou até o cargo que ocupa por ter tido oportunidade de estudar. “Eu não abro um milímetro na educação. Porque eu posso pensar errado, mas só duas coisas transformam o ser humano: Deus e a educação”, enfatizou.

O chefe do executivo municipal fez questão de lembrar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, divulgado ontem em que mostram mais de 70% das escolas do país tiveram nota abaixo da média nacional do Enem. Entre as instituições de ensino públicas, a performance baixa vai a quase 90%.

“Onde vamos enfiar a cara na próxima reunião, do G7, G8 ou G20. Só estamos no G20 por causa da nossa economia, porque se fosse pela nossa educação estaria no G100. Nem no G100 estaríamos, nem entre 100 países estaríamos. Crescimento substancial é aquele feito com gente qualificado, o resto pode ser bolha. A riqueza do país não está apenas nas suas massas, nos seus minérios, nas suas florestas, no seu pantanal, está nas cabeças das pessoas, na capacidade de convivência, na capacidade de tolerância, na condução de uma economia sólida, na redução da desigualdade social, isso se faz com inteligência e se aprende na escola”, discursou.

Wilson Santos ainda contou que tem “puxado a orelha” do vereador Roosevelt Coelho (PSDB) para que tire da gaveta o projeto de Lei Complementar, estabelecendo o plano decimal, que funcionará como o Plano Diretor para os próximos 10 anos. Segundo ele, o projeto foi encaminhado em abril de 2007 e até o momento não foi discutido.

Atualmente, a Prefeitura investe cerca de R$ 200 milhões na educação do município que tem 47 creches e 98 escolas, com aproximadamente 52 mil alunos. No entanto, segundo Wilson, a administração municipal também ajuda 31 creches filantrópicas e ainda possui três em construção. O piso salarial do professor de Cuiabá é de R$ 1.098 por 20 horas semanais.

De acordo com o prefeito, atualmente não existe déficit no ensino fundamental, o problema está no ensino infantil, pois não é obrigatória e ainda foi definida, em nível nacional, como prioridade. Outra reclamação do tucano é a falta de recursos para o ensino infantil. Porém, ele revela que quando assumiu a Prefeitura em 2005, a capital tinha 4 mil alunos, atualmente possui a 9 mil. “Um crescimento de mais de 100%”, comemora.

O prefeito conta ainda que Cuiabá saltou da 18ª posição em 2004 para a 13ª posição capital com a melhor qualidade de ensino no país, porém a meta é ficar entre as cinco melhores até 2012. “Para isto estamos investindo em salários, condições de trabalhos, modernizando os recursos metodológicos, criando produtos pedagógicos novos e estímulos como o 15º salários para os servidores das 10 melhores escolas, do guarda a diretora. Os colégios serão rankeados este ano”, explicou.

Santos destacou alguns projetos como o Caracol, que consiste no acompanhamento da criança na escola e caso falte três dias, uma equipe pedagógica vai à casa da criança para saber o que aconteceu. “Criamos o programa Roda de Conversa que é a troca de informações e experiência com os professores”, ressaltou. Pega 10 escolas de um pólo ai para troca de experiência.

Mas o orgulho do prefeito é o programa para crianças com deficiência física e/ou mental. Os jovens são matriculados prioritariamente e frenquentam o ensino regular, o que tem melhorado o ensino e a auto-estima dessas crianças. “Já temos 505 crianças neste programa e tem sido referência nacional”, revelou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet