Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Piolhos são mais fáceis de localizar com cabelos molhados

Descobrir se crianças têm piolhos nos cabelos pode requerer mais que simplesmente uma inspeção visual. Cientistas alemães examinaram 304 crianças em cinco escolas primárias da Alemanha que reportavam infestações persistentes de piolhos.


Primeiro, um pesquisador examinava o couro cabeludo dos estudantes, repartindo seus cabelos em cinco pontos diferentes nos quais é mais comum encontrar piolhos ou seus ovos. Depois, um segundo pesquisador, que não conhecia os resultados do primeiro teste, examinava as mesmas crianças, dessa vez umedecendo-lhes os cabelos com um condicionador e penteando-os com um pente fino que era aplicado bem rente ao couro cabeludo.

Os resultados do teste foram publicados na edição de março da revista Archives of Dermatology.

A inspeção visual localizou ovos ou traços de infestação prévia por piolhos em 68 das 300 crianças avaliadas, enquanto a inspeção com o uso de condicionador e pente encontrou os mesmos traços em 54 das crianças, o que indica que a inspeção visual é eficiente para localizar ovos. Mas piolhos vivos são transmissores móveis da epidemia, e a inspeção visual só encontrou seis casos, enquanto a inspeção com pente localizou 19.

Em outras palavras, a chance de localizar piolhos em movimento é três vezes mais alta com o uso de um pente em cabelos molhados. "Deter a epidemia requer identificar quem está infectado e quem não está", disse o Dr. Hermann Feldmeier, o diretor científico do estudo e professor de microbiologia na Universidade Médica Charite, em Berlim. "Para esse propósito, a única técnica adequada de diagnóstico é pentear cabelos molhados".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet