Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Política MT

mais um embate

Empresas de transporte vão ao STF contra licitações da Ager no Estado

Empresas do transporte intermunicipal vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra decisões judiciais emitidas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso que, de um modo ou de outro, garantem a realização dos processos licitatórios em 100% das linhas existentes em território mato-grossense sob coordenação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Ager).


A iniciativa será adotada por alguns empresários, segundo apurou o Olhar Direto, porque o TJMT teria cassado ao menos três liminares que impediam a realização do processo, concedidas em primeira instância.

O proprietário da empresa Verde (ex Real Norte), Eder Pinheiro, mestre em transporte pela Universidade de Brasília (UNB), é um dos empresários que vão ao Supremo por considerar “um absurdo” a forma como a Ager conduziu e vem conduzindo o processo.

De acordo com Pinheiro, as empresas não são contra a licitação em si. Contudo, ainda segundo ele, cerca de 60% dos contratos atuais ainda estão vigentes e a Ager não poderia ter firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre eles com o Ministério Público Estadual para realizar essa nova licitação.

O edital de licitação recém-lançado é alvo de liminares e foi criticado pela falta de publicidade por não seguir o que havia sido acordado com os deputados estaduais. O deputado Emanuel Pinheiro (PR), por exemplo, criticou os valores das outorgas e o estabelecimento de duas empresas para operar por mercado, cada uma com um tipo de serviço (básico e diferenciado).
 
"O que ocorreu é um absurdo total. O governo jamais poderia ter firmado este TAC com o Ministério Público nesta amplitude (100% das linhas)", afirmou Pinheiro, há pouco, por telefone, ao confirmar a pretensão de ingressar com recurso no STF.  O TAC, para ele, fere direito adquirido pelas empresas e vai gerar distorções.

"O que pode ocorrer é um caos e muitas distorções, porque muitos serão prejudicados e injustiçados pela simples vontade e vaidade da Ager", declarou o empresário.


Mais informações em instantes/Primeira atualização às 20h29.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet