Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Economia

RESÍDUO e reestruturação

Silval apresenta proposta final para renegociação da dívida com União

Foto: Edson Rodrigues/Secom-MT

Silval apresenta proposta final para renegociação da dívida com União
O governo do Estado concluiu nesta quarta-feira (09) a última etapa do processo de reestruturação da sua dívida com a União, que chega atualmente a R$ 4,45 bilhões anuais. Durante encontro com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o governador Silval Barbosa (PMDB) apresentou uma última proposta a ser analisada pelo governo federal.


O objetivo inicial do governo do Estado era renegociar o total da dívida. No entanto, a STN deu aval para que apenas o resíduo fosse renegociado, cujos valores corrigidos chegam a R$ 1 bilhão.

"Não resta mais nada que possamos fazer. Todas as etapas desta renegociação foram cumpridas. Apresentamos ao Ministério da Fazenda todas as informações que nos foram solicitadas. Vamos aguardar o resultado desta análise", explicou o secretário de Fazenda, Edmilson Santos.

A proposta do governo será analisada pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Banco do Brasil, que funcionará como uma espécie de síndico da operação que reunirá instituições financeiras privadas interessadas em comprar a dívida e renegociá-la por juros mais baixos.

Com a renegociação, o Estado pretende reduzir pela metade a alíquota fixada pela União, atualmente entre 10,5% a 12% ao ano, e que tem por base o ìndice Geral de Preços de Mercado (IGPM).




Atualizada às 19h02
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet