Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Mensalão: Acompanhe a sessão de acusação aos 38 réus no julgamento

03 Ago 2012 - 13:08

Catarine Piccioni, Vinicius Tavares, de Brasília; Rodivaldo Ribeiro, Júlia Munhoz, da Redação

Julgamento do Mensalão no STF entra no segundo dia; procurador geral fará acusações hoje

Julgamento do Mensalão no STF entra no segundo dia; procurador geral fará acusações hoje

O julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) entrou nesta tarde em sua segunda sessão, com a apresentação do procurador geral da República, Roberto Gurgel, que pedirá a condenação de 36 dos 38 réus.


Ele terá cinco horas para convencer os 11 ministros da Corte de que os acusados participaram de um enorme esquema de compra de apoio político para o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa acusação estava prevista para ontem, primeiro dia do julgamento, mas foi adiada devido ao tempo gasto pelos ministros discutindo uma questão levantada pela defesa de um dos réus.

CLIQUE AQUI e acompanhe a cobertura minuto a minuto do julgamento do Mensalão

O Olhar Direto e o Olhar Jurídico fazem uma cobertura especial do julgamento ao vivo mais importante da história do STF. A cobertura em tempo real tem informações, análises e bastidores publicados minuto a minuto. Com uma equipe de repórteres em Brasília com acesso ao STF, os dois sites divulgam conjuntamente todas as novidades do julgamento, além de permitir o acesso à transmissão em vídeo da sessão ao vivo, nesta página.

Com o cronograma atrasado, a defesa dos réus deve começar apenas na segunda-feira. Segundo a previsão inicial, já nesta sexta deveriam falar os advogados dos reús acusados de estarem no topo do esquema de corrupção: José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares e Marcos Valério, além de Ramon Hollerbach, ex-diretor do Banco Rural. Dos 38 réus, a própria acusação deve pedir a absolvição de dois: Luiz Gushiken, que era assessor especial do ex-presidente Lula, e Antônio Lamas, ex-assessor da liderança do PL na Câmara. 

O Mensalão ficou caracterizado pela compra, por parte do Partido dos Trabalhadores, de apoio político partidos da base aliada no primeiro ano do governo Lula. Para isso, foi criada uma esquema de repasse de recursos públicos para empresários e políticos. Há suspeitas de que a campanha de Lula à presidência, em 2002, foi bancada com recursos do esquema.

ASSISTA ABAIXO AO VIVO, EM VÍDEO, A SESSÃO DO JULGAMENTO DO MENSALÃO:

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet