Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | eleições 2012

Saiu pela tangente

Ministro da Saúde se esquiva sobre OSSs; Lúdio é contra e Silval é a favor

Foto: Victor Cabral

Alexandre Padilha preferiu sair pela tangente ao opinar sobre as OSSs em Cuiabá

Alexandre Padilha preferiu sair pela tangente ao opinar sobre as OSSs em Cuiabá

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), evitou se indispor com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), e com o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) ao opinar sobre o modelo de gestão por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS) nas unidades hospitalares do Estado.


Ao ser questionado pelo Olhar Direto, durante coletiva à imprensa na noite desta terça-feira (04), em Cuiabá, se era a favor ou contra as OSSs, Padilha, que estava ao lado do candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral (PT) e do governador Silval Barbosa (PMDB), um é contrário ao modelo e outro é a favor, respectivamente, não foi direto na resposta e preferiu sair pela tangente. “Sou a favor do melhor atendimento. O importante é que a fiscalização e o controle sejam públicos”, disse.

 - Ministro da Saúde aposta na aliança entre PT e PMDB na Prefeitura de Cuiabá para melhorar saúde pública
 - Servidores da saúde de MT realizam manifestação contra OSS nesta terça

Alexandre Padilha disse que desde que o SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado existe a possibilidade de parceria. “Mas o Lúdio me explicou porque considera melhor uma administração direta dos serviços, totalmente pública, pelas características que Cuiabá tem. E como ele conhece bem a saúde pública de Cuiabá acredito que esteja certo”, respondeu o ministro.

O candidato Lúdio Cabral disse ao Olhar Direto que o posicionamento dele e do governador são diferentes, mas não significa que seja um impasse. “Vamos administrar Cuiabá com gestão pública pelas características de Cuiabá”, disse o petista.

Apesar de querer adotar um modelo diferente do que Silval Barbosa defende, Lúdio disse que as ideias não são antagônicas. Ele garantiu que o modelo a ser adotado será para atender as necessidades dos servidores e pacientes.

Servidores da saúde estão em estado de greve

Os servidores da Saúde de Mato Grosso estão em estado de greve, por tempo indeterminado, desde a última sexta-feira (31). Eles cobram o fim das Organizações Sociais (OSSs), de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma-MT).

O Sindicato alega que as OSSs têm tornado o trabalho nas unidades hospitalares insustentável. Eles querem respaldo jurídico para que nas próximas ações dos servidores contra as organizações nenhum funcionário seja exonerado nem transferido.

Os servidores realizaram uma manifestação na tarde desta terça-feira (04), na Praça da Saúde, em Cuiabá, com a intenção de mostrar para a população quem é o culpado pelo caos no sistema público de saúde de Mato Grosso, que segundo o Sisma, é do governo estadual.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet