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Sexta-feira, 03 de maio de 2024

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modal da polêmica

Promotor cobra mais audiências, desapropriação e tarifa; governo informa valor de R$ 1,75 para VLT

Foto: Edson Rodrigues / Secopa-MT

Audiência é para apresentação e discussão com a sociedade do Eia/Rima do VLT

Audiência é para apresentação e discussão com a sociedade do Eia/Rima do VLT

O promotor do Meio Ambiente Carlos Eduardo Silva, cobrou nesta manhã, mais audiências públicas para debater o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e explicações do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). Essa foi uma das questões feitas durante a audiência pública que discute nesta manhã o estudo na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá.


O promotor se diz ainda preocupado, assim como demais membros do grupo que acompanha a obra do VLT no Ministério Público. "A questão tarifária, o MP tem exigido da Secopa e do governo. Pelo que vemos, isso vai ser postergado para o futuro. Isso preocupa muito quem do grupo que acompanha as obras", questionou. A audiência é aberta para toda a sociedade e organizações com interesse no tema.

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"Há também necessidade rápida de elaboração de um plano de desapropriadção. A Secopa tem que agilizar e a sociedade espera isso". O promotor cobrou ainda a ausência de ciclovias na apresentação da obra de mobilidade urbana.

Sobre a ampliação das audiências públicas, o secretário extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) Maurício Guimarães, explica que todas as sugestões apresentadas pelo promotor são válidas. "As desapropriações são 62 pontos, vamos encaminhar para o promotor o estudo", diz. Ele estima que haverá custo de cerca de R$ 50 milhões. Quanto à ampliação de audiências, ele afirmou que, se necessária, poderão ser feitas mais.

Tarifa

Já sobre a tarifa, o assessor técnico, engenheiro de tráfego e arquiteto Rafael Detoni, Secopa, informa o valor de tarifa em R$ 1,75 sem outros custos, como quantidade de carros na rede. O secretário relatou à reportagem que a tarifa ficará próximo ao valor atual de ônibus urbano (R$ 2,70 em Cuiabá).

Detoni informou ainda que de fato, o EIA/Rima e a obra do VLT não contemplam ciclovia, pois o objeto central do modal é o corredor de transporte e o transporte coletivo. Mas entende, que o processo de construção do VLT pode haver ponto de partida para a construção de ciclovias.

Mesmo após a informação, o promotor disse ao Olhar Direto que não teve apresentação da tarifa, pois "eles (governo) ainda estão fazendo um estudo".

A obra do VLT já estava em andamento pelo governo do Estado, mas foi interrompida por uma decisão esta semana do juiz federal Julier Sebastião da Silva. A obra está orçada em R$ 1,477 bilhão. Outras duas audiências serão realizadas nesta quinta-feira às 14 horas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na capital, e às 19 horas no Hotel Hits Pantanal, em Várzea Grande. As audiências são presididas pelo secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão.
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