Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

Polarização

Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno

O acirramento e polarização da disputa das ruas na eleição em Cuiabá entre os candidatos Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) transferiu-se para as pesquisas de intenção...

Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno
O acirramento e polarização da disputa das ruas na eleição em Cuiabá entre os candidatos Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) transferiu-se para as pesquisas de intenção de voto. Ambos estão próximos na 7ª pesquisa do instituto Access Brasil, sendo Lúdio com 35,41% e Mauro com 33,17%, na modalidade estimulada, opção em que o eleitor recebe nome de concorrentes para opinar. Pela margem de erro de 4%, os candidatos estão empatados tecnicamente.


Seguem-se após os dois Guilherme Maluf (PSDB) com 9,79% na terceira posição e Carlos Brito (PSD) com 2,36%, que recupera a posição perdida na 6ª rodada para o Procurador Mauro César Lara Barros (PSOL) que tem 1,77%. Já Adolfo Grassi (Partido Pátria Livre – PPL) tem no levantamento 0,47% na última colocação na opinião do eleitorado. Os indecisos somam 13,22% e brancos e nulos são 3,81%. Lúdio já havia passado à frente de Mauro na 6ª rodada do instituto divulgada há uma semana (24/9).

Mauro ajuiza ação para cassar Lúdio e Grassi devido abuso
Lúdio ataca governos passados e afirma que Wilson desperdiçou verba
Mauro cai cerca de 10 pontos e Lúdio assume liderança, revela pesquisa

Na avaliação do cientista político Jeverson Missias, de fato está definida a polarização da campanha, situação em que dois candidatos brigam voto a voto pelo eleitor. “A eleição está começando a se definir , já polarizou. Os indecisos estão se redefinindo. O crescimento voltou para os dois (Lúdio e Mauro). O Mauro volta a recuperar grande parte de eleitores que perdeu. Não tem mais predileto”, analisa.

Missias também confirma a eleição no caminho do segundo turno, embora haja margem pequena para haver primeiro turno. “Aparentemente tem segundo turno. Mas não deixa de existir possibilidade pequena de primeiro turno. Mas dificilmente haverá, porque com 13% de indeciso não existe disparidade entre os dois que estão na frente”.

Ele afirma que um primeiro turno haveria se tivesse uma grande diferença entre os dois primeiros colocados. “O que provoca o voto útil é a disparidade daquele com possibilidade de ganhar, com pelo menos 10 pontos. Não é o caso”.

O levantamento do instituto Access foi realizado entre os dias 24 e 28 de setembro com entrevista de 800 eleitores em Cuiabá e tem margem de erro de 4%. Foram utilizados como amostra os critérios da base de dados da população do IBGE e de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-00440/2012.

*Os dados apresentados são de responsabilidade da Access Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet