Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

hora da decisão

Voto útil pode dar eleição no 1º turno a Lúdio Cabral, prevê Silval Barbosa

O governador Silval Barbosa (PMDB) avalia que o aliado Lúdio Cabral (PT) tem chances reais...

Foto: Flávio André / Assessoria

Voto útil pode dar eleição no 1º turno a Lúdio Cabral, prevê Silval Barbosa
O governador Silval Barbosa (PMDB) avalia que o aliado Lúdio Cabral (PT) tem chances reais de se eleger prefeito no primeiro turno em Cuiabá neste domingo em função do voto útil. Ele fez a previsão em entrevista coletiva na visita do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que veio à capital dar apoio ao petista na reta final.


"A tendência agora é de todo o eleitor fazer o voto útil. Como eles viram que as outras candidaturas não se despontaram, candidatos como Guilherme Maluf e Carlos Brito, a tendência é o voto útil, ou protesto", calcula a vontade do eleitor. "Tem os indecisos, que é um número significativo. Eu acredito que vai dar o primeiro turno".

Juiz determina busca e apreensão em comitês de Mauro Mendes e gráfica
Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno

A pesquisa mais recente do instituto Access Brasil, divulgado em parceria com o Olhar Direto, destoa da previsão otimista do governador, ao mostrar a disputa acirrada pelo voto e polarização entre ambos candidatos. Por ela, Lúdio tem 35,41% e Mauro 33,17%, na modalidade estimulada, em empate técnico. A pesquisa foi feita entre 24 e 28 de setembro, tem margem de erro de 4% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-00440/2012.

O secretário da Casa Civil, José Lacerda, havia feito o mesmo palpite há cerca de uma semana, também com base no raciocínio do chefe.

Ataques de Mauro

Silval também criticou o que considerou "absurdos" os ataques desferidos pelo principal concorrente de Lúdio, Mauro Mendes (PSB). Há uma semana a eleição se acirrou, com ataques entre candidatos no programa eleitoral de rádio e TV e nos debates.

"Ficam por aí com absurdos na imprensa. Você acha isso correto? Eu nunca ataquei ninguém, eu não ataco o governo federal. Eu procuro uma relação de sintonia com todo mundo", lamentou Silval.

"Eu tenho que classificar como desespero, desrespeitoso a forma como eles estão indo nos meios de comunicação, adentrando os lares. Sem contar com esses panfletos aí que eles estão emporcalhando a cidade. Uma vergonha fazer o que eles estão fazendo. Isso é muito triste em uma campanha", desabafou sobre o que chamou de "coisa horrorosa".

"Nunca usei este artifício, de ter coragem de lançar um panfleto apócrifo na cidade ou de ir atacar do jeito que atacam o Lúdio".

Silval ainda lembrou que em 2008 foi coordenador de Mauro Mendes em sua primeira eleição para a Prefeitura de Cuiabá. "Fui para as ruas, as praças, erguer bandeira, todos sabem. Ajudei demais, maior respeito que o Blairo tinha por ele, era do grupo, ajudou de mais".

O governador citou que também sofreu ataques na sua eleição em 2010 e que a história se repete. "Vocês não viram os ataques que sofri, o negócio do maquinário, e não sei o quê", cita escândalo de desvio de recursos públicos quando era vice de Blairo Maggi e assumiu o governo no início daquele ano. Mas, Silval afirma que o eleitor não "é bobo".

"O importane é que o eleitorado está muito consciente. Quem pensa que o eleitorado é bobo, está se enganando", cutuca. "A pesquisa aponta que Lúdio está crescendo, e em monitoramento que é feito pelo marketing hoje, todo dia ele não parou de crescer".

Decisão da justiça

Em entrevista a jornalistas nesta terça-feira à noite durante visita do ministro Gilberto Carvalho a Cuiabá, Lúdio considerou o ataque de Mauro Mendes "agressivo, mentiroso e desesperado".

Nesta quarta-feira, por exemplo, no programa da hora do almoço, Mauro perderá 2 minutos e 50 segundos do programa de TV por criticar de modo agressivo Lúdio na segunda-feira. A Justiça Eleitoral determinou o direito de resposta ao petista ontem à noite. Uma outra decisão de terça-feira à tarde da justiça também determinou a busca e apreensão de panfletos apócrifos contra Lúdio.

Mauro havia criticado no programa eleitoral de segunda-feira à noite os candidatos Guilherme Maluf (PSDB), de quem havia ganho o programa inteiro com direito de resposta, e Lúdio, ao acusá-lo de falta de pagamento de IPTU. O petista apresentou documento na segunda-feira para desmentir noticiário do fim de semana sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet