Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

TVCA

Em debate engessado,Carlos Brito acha brechas e incomoda Lúdio; confira cobertura e bastidores

último encontro entre os cinco principais candidatos a Prefeitura de Cuiabá: Lúdio Cabral (PT), Mauro Mendes (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Carlos Brito (PSD) e Procurador Mauro (Psol) fazem o último embate antes da eleição, organizado pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo de Televisão

04 Out 2012 - 22:31

Da Reportagem Local - Lucas Bólico, Jonas da Silva e Rodivaldo Ribeiro

Em debate engessado,Carlos  Brito acha brechas e incomoda Lúdio; confira cobertura e bastidores
Mesmo no mais engessado dos debates pela Prefeitura de Cuiabá, o candidato Carlos Brito (PSD) conseguiu brechas para criticar e incomodou Lúdio Cabral (PT). Entre colocações incisivas e alfinetadas sutis, o peessedista, sempre tendo Lúdio como alvo, disparou contra o uso da máquina pública estadual na campanha, cooptação de apoio, compra de pesquisas, questionou a atuação do oponente na Câmara e até “lembrou sua defesa pela vida e combate às drogas”, numa clara referência à campanha midiática que fez há algumas semanas, na qual acusava o oponente de ser favorável à legalização das drogas e aborto.


O ponto alto das críticas foi quando Brito dirigiu pergunta a Mauro Mendes (PSB) sobre o uso da máquina pública na campanha petista, citando uma punição feita a Lúdio hoje. Neste momento, os dois candidatos acusaram Lúdio de comprar pesquisas, cooptar apoio e fazer o que Brito intitula de corrupção moral dentre outras coisas.

Após o programa, em entrevista ao Olhar Direto, Lúdio afirmou que não solicitou direito de respostas no momento em que foi atacado em respeito à população, alegando que estava no debate para discutir propostas. Quanto à condenação por uso da máquina pública, afirmou que irá recorrer e minimizou a causa da punição, lembrando que ela foi causada por uma gravação externa feita no trajeto do VLT.

O petista limitou-se apenas a “estranhar” o “bate bola” entre os candidatos Carlos Brito e Mauro Mendes quando ambos o acusaram de uso da máquina e questionou o fato de Mauro Mendes começar a duvidar das pesquisas de intenção de voto somente após sua ascensão.

Última atualização às 02h26.

Confira abaixo a cobertura completa do debate feita ao vivo pelo Olhar Direto.

01:14 - O debate encerrado na sequência.

01:13 - Mauro Mendes encerra o debate com a última consideração final do programa. "Quero agradecer a Deus pela oportunidade". O peessebista foi o único a citar o vice. O peessebista pede uma "chance" de administrar Cuiabá de uma maneira diferente.

01:13 - O Procurador Mauro diz que mudança não virá pelos grupos que já governam o Estado e o município. Ele pede voto para vereadores. "Fui único candidato que não concedi direito de resposta para ninguém pela campanha limpa".

01:12 - Lúdio Cabral faz suas considerações finais. Agradece as pessoas que ainda estão assistindo ao debate. "Quero agradecer ao acolhimento que recebemos durante a eleição", diz. Lúdio pede votos para a "governar junto com a população".

01:11 - O segundo a fazer as considerações finais é Guilherme Maluf. Ele agradece o partido e vereadores que estiveram do seu lado. Ele reafirma o amor por Cuiabá, pois "não quer fazer negócio, trampolim e nem aliar a grupos escusos", num recado a Mauro Mendes. Ele diz que nem tudo pode ser feito pela cidade, mas que tem disposição para tal.

01:10 - BASTIDORES: Assessores já começam a deixar as salas reservadas e aguardam a saída dos candidatos.

01 09 - O primeiro a fazer suas considerações finais é Carlos Brito. O peessedista agradece a oportunidade e diz que deseja uma cidade que não seja subserviente. "Quero honrar a Deus e ao seu voto", afirma. Brito diz que é mais que uma escolha, é uma decisão.O candidato pede também que o eleitor vote com consciência.

01:08 - BASTIDORES - Em uma avaliação entre jornalistas que acompanham o debate na TVCA, a tese é que o candidato Lúdio Cabral não quer levantar polêmica no debate.

01:07 - Começa o último bloco do debate com as considerações finais.

01:06 - Mauro afirma que há problema da saúde. Ele cita que uso de 45% do Pronto Socorro é por acidente de trânsito. Procurador Mauro afirma que é necessário que o novo prefeito enfrente a questão. Bloco encerrado.

01:05 - Procurador Mauro afirma que fará serviço público de qualidade para atrair empresas. "Uma empresa acaba fugindo de Cuiabá com saúde precária". Ele defende a qualificação de trabalhadores tanto para o emprego e empreendedorismo. "Saúde pública de Mato Grosso é caso de polícia", diz procurador, e o setor é importante para atrair empresas.

01:04 - Mauro pergunta para Procurador Mauro sobre o que faria na área de geração de emprego.

01:03 - Mendes diz que a população está cansada das "velhas práticas" da política e defende que o uso da máquina pública é uma delas.

01:02 - BASTIDORES - Entre jornalistas que acompanham o debate, a avaliação é de que a pergunta sobre uso da máquina pelo governo de Brito para Mauro foi combinada.

01:01 - Brito diz que "alinhamento" é corrupção moral. "Não vamos ter um resultado legítimo se não tivermos posturas decentes", dispara.

00:59 - Mendes diz que pesquisas são manipuladas e que a máquina pública está sendo usada para cooptar apoios. O empresáario alega, no entanto, que acredita na consciência do eleitor. "O uso da máquina é gravíssimo", aponta e alfineta a administração Silval Barbosa pela falta de repasses para a Saúde.

00:58 -  BASTIDORES - A assessoria de Carlos Brito novamente comemora com largo sorriso e palmas quando o candidato pergunta sobre uso da máquina pelo governo na pergunta para Mauro Mendes. Ele está se referindo a decisão de multa pelo TRE para Lúdio Cabral e sua coligação, divulgada pelo Olhar Direto.

00:57 - Carlos Brito pergunta para Mauro Mendes. O peessedista cita a punição contra o governo pelo uso da máquina na campanha de Lúdio.

00:56 - Brito defende produção de produtos orgânicos, o que pode incentiva o turismo rural. "A prefeitura precisa assegurar isso, e passa pela saúde". Maluf afirma que não há programa para zona rural. Ele sugere aumentar leque de cadeias de produção, como piscicultura e do leite. Ele propõe como meta georreferenciamento da propriedades.

00:52 - O próximo a perguntar é Maluf, para Carlos Brito. Ele pergunta se o candidato tem plano para Cinturão Verde da cidade. Ele afirma que tem cerca de 2.200 pequenos produtores, mas que não tem assistência.

00:51 - BASTIDORES - Ao responder no quarto bloco, Guilherme Maluf aumentou o número de servidores públicos da cidade. Ele afirmou que há "15 a 16 mil servidores". O dado oficial indica que há 14 mil servidores em Cuiabá, dos quais quase metade são contratos temporários ou precários.

00:50 - Na tréplica, Maluf defende uma ampla discussão e o cumprimento da legislação. Excede o tempo na resposta e mais uma vez é gongado e cortado.

00:49 - Lúdio Cabral garante que manterá os empregos dos contratados, sem humilhação, nem assédio moral.  Lúdio promete fazer concursos públicos anualmente em Cuiabá. O petista afirma que candidatos contratados sofrem assédio moral e promete um tratamento justo.

00:48 - Maluf afirma que se for eleito criará uma policlínica para o servidor público e a atualização continuada, que será feita por meio de uma escola, que deve ser feita a exemplo do que acontece com o Estado. O tucano critica também a precarização dos contratos de trabalho. "Fico muito preocupado que candidatos ofereçam salários mirabolantes aos sevidores", diz.

00:47 - Lúdio Cabral questiona Guilherme Maluf sobre a situação dos servidores públicos e as propostas.

00;46 - Ele afirma que aliança com o governo o orgulha muito. Procurador Mauro afirma que prefeito deve ser líder do município. "Nosso plano de governo prevê que vamos lutar pelo povo. Sem discurso de fácil de alinhamento, que passa a ser de subserviência".

00:45 - Lúdio afirma que é a favor do serviço público de saúde em Cuiabá. Ele cita seu compromisso como médico. "Vamos organizar modelo que sejam exemplo para o país, com gestão 100% pública". Ele diz que Cuiabá sofreu nos últimos anos por causa crítica do prefeito com o governo.

00:44 - Na volta do intervalo, em temas livres, Procurador Mauro questiona Ludio Cabral sobre fala da falta de pagamento do MT Saúde e repasse de recurso do governo e fala se isso não é fora do discurso sobre alinhamento.

00:43 - Concluído o terceiro bloco. No retorno os candidatos farão perguntas sobre temas livres.

00:42 - Mendes rebate que construir é barato. O caro, garante, é a manutenção da estrutura.

00:42 - BASTIDORES - Já causa frisson entre assessores dos candidatos a prefeito em Cuiabá durante o debate na TVCA a espera pesquisa da Vox Populi. Segundo fontes, deve vir com o petista Lúdio Cabral na frente.

00:41 - Procurador mauro promete um novo pronto-socorro com 500 leitos de retaguarda.

00:40 - Mauro Mendes diz que o prédio do Hospital Central está defasado e promete construir um novo pronto-socorro. "Ele foi construído há 30 anos", declara. O dinheiro para construir o novo hospital, alega, virá da venda da Sanecap e de emendas federais, como de seus apoiadores Blairo Maggi e Pedro Taques.

00:39 - Procurador Mauro pergunta sobre saúde (tema decidido por sorteio) e questiona Mauro Mendes se a promessa de construção do Hospital Central não tira a credibilidade dele, pois Blairo Maggi (que o apoia) já prometeu isso antes, mas não cumpriu nem resolveu o problema.

00:38 - Lúdio afirma que não tem como fazer asfalto sem fazer rede de água e esgoto. O candidato diz que se eleito estará na semana seguinte em Brasília para buscar recursos. Procurador Mauro pede duplicação de avenidas para melhorar qualidade de bens imóveis da população.

00:37 - Procurador Mauro diz que "Sanecap foi vendida a preço de banana". Ele afirma que o prefeito tem que retomar a Sanecap para o município. "Mas não fazer do jeito sempre foi feito, fazer pavimentação e depois quebrar asfalto para rede de esgoto e água". Ele pede asfalto de maior qualidade e não como o da saída do município para Santo Antônio de Leverger, que é ruim, e foi feito para a Copa.

00:36 - Diz que são mais de 745 km de ruas em Cuiabá sem asfalto, diz. Ele pergunta como o problema deve ser enfrentado.

00:35 - Lúdio faz pergunta agora para procurador Mauro sobre pavimentação.

00:34 - Lúdio diz que se a gestão do trânsito fosse mais organizada, o serviço seria melhor. "Cuiabá tem hoje um engenheiro na secretaria de trânsito", critica. E promete criar outra secretaria para gerir o trânsito na capital.

00:33 - Maluf diz que Lúdio distorceu a resposta e critica a política de arrecadação. "O Estado reverte migalhas para Cuiabá", critica.

00:32 - BASTIDORES - Assessores começam certo tique de reflexão do lado de fora do estúdio da TVCA. Os de Mauro passam do saguão para o estúdio com celular e papéis. Outros, como de Maluf, trocam informações via SMS sobre andamento da campanha.

00:31 -  Lúdio diz que o trânsito é um drama na capital. "A vinda do VLT vai nos permitir condições de desafogar o trânsito", afirma. "O VLT vai reduzir significativamente o trânsito de ônibus nas vias", completa. O petista diz que aproveitará as rotas alternativas criadas para desafogar o trânsito.

00:30 - Maluf agora estoura o tempo para pergunta.Guilherme Maluf questiona Lúdio Cabral sobre o trânsito. O tucano quer saber como Lúdio aplicará os recursos no setor.

00:29 - BASTIDORES - Carlos Brito volta a dizer que é contra a liberação das drogas – o recado, para bom entendedor é direcionado a Lúdio Cabral.

00:28 - Brito faz réplica. Ele afirma que irá implantar maior política de combate às drogas com apoio do governo estadual. "Por muito pouco se mata por uma pedra de crack". Maluf concorda que combate às drogas tem que ser prioridade, mas "não só com polícia".

00:27 - BASTIDORES - Guilherme Maluf estoura o tempo pela segunda vez. É gongado de novo.

00:27 -  Brito pergunta quais providências Maluf tem. Ele afirma que problema de segurança não é só do Estado. "Cuiabá tem altos índices de violência e criminalidade". Ele sugere política de iluminação forte, principalmente naqueles bairros que tem alto índice de criminalidade. Maluf propõe fazer mapa de violência. O candidato propõe "lei seca, feita de forma ampliada com sociedade e Câmara".

00:26 - BASTIDORES - Assessoria de Carlos Brito comemora o sorteio do tema sobre Segurança Pública para o candidato, que escolheu Guilherme Maluf como alvo da questão.

00:25 - Carlos Brito faz próxima pergunta sobre segurança pública para Guilherme Maluf.

00:23 - Brito diz que a gestão privada do transporte está errada. "Isso é indelegável", treplica.

00:22 - Mendes replica dizendo que o transporte público não está atendendo a população. Defende a continuidade do passe livre e a integração com VLT. "Melhorar o serviço é melhorar a qualidade de vida", afirma.

00:21 - Brito diz que a capital é muito mais que VLT e vai além da Copa do Mundo. Brito relembra sua atuação como deputado e vereador, diretor da extinta Agecopa e prefeito interino. "Temos medidas que vão modernizar a frota de ônibus", afirma. Segundo ele, não adianta ter um modal moderno (VLT) se a rede de ônibus também não é. "O transporte é um ítem de segurança", opina. "Temos que ir além dessa discussão de VLT", finaliza.

00:20 - O segundo bloco é iniciado com a pergunta de Mauro Mendes (decidida por sorteio). Ele pergunta a Brito o que fazer para melhorar a situação do transporte coletivo na capital. O socialista diz que Cuiabá tem mais de 300 ônibus e cita a retirada dos cobradores.

00:17 - Encerrado segundo bloco. O próximo bloco tem assuntos com tema determinado e definido por sorteio.

00:16 - Guilherme Maluf propõe dobrar recursos. "Infelizmente aconteceu esse fato", sobre recursos para Mangueira. Ele diz que lembra que quando criança, ia para as ruas, na avenida Getúlio Vargas para o carnaval e que isso hoje não acontece mais. Ele propõe criar e reforçar calendário de eventos e trazer o jovem para a cultura. "Nossa cultura é diferenciada, com nosso siriri, lambadão". Na réplica, procurador Mauro garante que vai aplicar 1,5% da receita. Maluf é o primeiro a ser gongado por exceder o tempo-limite para sua fala.

00:15 - Procurador Mauro faz agora pergunta para Maluf. O tema é cultura. Ele fala que há pouca prioridade e critica valor de recursos aplicado na Mangueira, para Cuiabá ser tema de samba enredo da escola de samba do Rio de Janeiro. São mais de R$ 3 milhões.

00:14 -  Procurador Mauro defende a duplicação de avenidas e asfaltamento de bairros. "Sem adequação viária, não há como melhorar o trânsito", finaliza.

00:13 -  Brito, na réplica, defende outras intervenções além das que estão sendo feitas para a Copa do Mundo. O peessedista elenca uma série de obras que devem ser feitas e diz que a atual perimetral já não aguenta o atual tráfego, que ainda vai aumentar.

00:12 - Procurador Mauro afirma que o município deve cuidar do trannsporte público a afirma que Cuiabá tem empresas no transporte coletivo atuando com licitações vencidas. O socialista defende ainda a construção de uma empresa municipaal de transporte. "Precisamos melhorar a segurança no trânsito", completa.

00:11 -  Brito sugere que deve haver diálogo mais próximo e investimento. Lúdio diz que forami gastos R$ 11 milhões em mídia, "Este ano com R$ 9 milhões de gastos. Com o recurso, afirma, poderia aplicar cinco vezes mais em atividade cultural. "Faremos a redução de 80% de gastos para aplicar em outras áreas". Brito afirma que a definição de recursos é feito lá atrás, pela Câmara, numa primeira cutucada a Lúdio.

00:10 - Carlos Brito pergunta ao Procurador Mauro. "Cuiabáa tem hoje menos de dois habitantes por veículos", diz. "O que o senhor tem a fazer?".

00:09 - BASTIDORES - Carlos Brito faz uma clara provocação a Lúdio Cabral ao dizer que o Estado está usando a ferramenta da comunicação em favor da campanha eleitoral.

00:08 - Carlos Brito afirma que "comunicação pública não deve participar de processo eleitoral para candidato A ou B". Ele diz que há benefício para candidato na atual disputa. "É como acontece hoje em nível de governo".

00:07 - Lúdio é o próximo a perguntar para Carlos Brito. Ele pede para avaliar a política de comunicação em Cuiabá.

00:06 - Lúdio promete criar oficinasde qualificação profissional voltados para o mercaado, com base na orientação vocacional.

00:05 - Mauro diz que Cuiabá tem cerca de 20 mil desempregados. Segundo o candidato, a dificuldade em Cuiabá é para gera empregos, segundo ele, a prefeitura vai criar o programa de jovens aprendízes.

BASTIDORES - No intervalo do primeiro bloco, todos os assessores fizeram o tradicional cochicho com seus candidatos. Assessores e assessorados estavam tranquilos. No caso de Lúdio Cabral (PT), o trabalho de assessoria para esse trabalho foi da esposa, Ana Regina.

00:04 - Lúdio responde que a taxa de desempregados em Cuiabá é de 6% o que, segundo ele, nãao é uma taxa alta. O petista cita programas de qualificação do governo federal e diz que a prefeitura tem que manter e ampliar o CuiabáVest e promete ampliar a oferta de vaagas para jovens aprendízes. "Vamos focar na vocação da nossa cidade com a copa do mundo".

00:03 - Mauro Mendes escolhe o tema geraçãao de emprego e escolhe Lúdio Cabral como alvo do questionamento. O peessebista diz que houve muitas reclamações com relaçãao à incerteza sobre o futuro e faz uma pegadinha: "qual o número de desempregados em Cuiabá?".

00:00 - "Vamos fazer revolução, tenho andado pela cidade e a saúde não tem fornecido o mínimo para atender as pessoas", diz Mauro Mendes. Ele afirma que andou em todos os bairros e propõe garantir médicos nas policlínicas. As pessoas passam seis horas para serem atendidos. "É importante fazer cobertura. Cuiabá tem cobertura de 45% do que prevê o SUS. Na prevenção, temos que levar médicos para escolas para atender as crianças", afirma Mauro Mendes..

23:59 - Guilherme Maluf pergunta como Mauro Mendes vai implantar associação entre saúde dentro das escolas.

23:58 - Na volta do intervalo, o segundo bloco é iniciado com as perguntas com temas livres. Maluf é o primeiro a perguntar para Mauro Mendes.

23:56 - Primeiro bloco é concluído. Após o intervalo, os candidatos vão para tema livre.

23:55 - Lúdio rebate e diz que a culpa do déficit é da morosidade da prefeitura e não do governo federal.

23:54 - Maluf afirma que se o governo federal tivesse melhor atuado em Cuiabá, o déficit de moradias poderia ser menor na capital.

23:53 - Precisamos buscar um diálogo com o governo federal para assegurar o acesso à moradia, defende Lúdio e cita o défict de moradias na cidade. Lúdio promete em quatro anos construir 13 mil novas residências em Cuiabá.

23:52 - O tema sorteado é habitação e Maluf questiona Lúdio Cabral sobre o défcit habitacional em Cuiabá e o problema da regularização fundiária. "Qual a sua proposta"?

23:51 - Maluf afirma que "nossa cidade tem crescimento acima da média nacional". Maluf propõe parceria com UFMT para entrar processo de construção de um novo plano. Carlos Brito discorda, fala que tem planejamento. "O que falta é cumprir o plano diretor".

23:50 - Maluf afirma que "nossa cidade tem crescimento acima da média nacional". Maluf propõe parceria com UFMT, para entrar processo construção novo plano. Carlos Brito discorda, fala que tem planejamento. "O que falta é cumprir plano diretor".

23:49 - Maluf propõe a revisão do plano diretor da cidade. "Anos após anos muitas coisas modificam. Temos que ouvir a população, audiências públicas. Não pode ser impositivo", propõe.

23:48 - Carlos Brito pergunta para Guilherme Maluf sobre plano diretor. Ele perguntou qual determinação de aplicação efetiva. Se será igualitário, priorizando planejamento para desenvolvimento econômico e social.

23:47 - Brito diz que creche não é mais um lugar para "deixar crianças. É um local para formar cidadãos", declara.

23:46 - A apresentadora realiza novo sorteio.

23:45 - Procurador lembra que na creche é que começa a educação formal das crianças. "Acredito que a creche é importante porque valoriza as mães", argumenta.

23:44 - Brito promete dobrar o número de creches e melhorar as condições de atendimentos. "Nós temos que compreender que essas mulheres trabalhadoras precisam ter a segurança que seus filhos estarão seguros", opina. "Nós vamos priorizar e entender a creche como uma realização de trannsormação social", completa. O candidato finaliza dizendo que comunidades em Cuiabá esperam a instalação de creches há mais de 30 anos.

23:43 - Procurador Mauro questiona Carlos Brito sobre o défict de creches em Cuiabá, o que prejudica a inserção de mães no mercado de trabalho. Quer saber qual a proposta para melhoria da situação.

23:42 - A apresentadora realiza sorteio sobre tema.

23:41 - Mauro afirma ser necessário garantir plano carreiras e salários, melhorar teconlogia de ensino. Outra linha é melhoria da estrutura física.

23:40 - Procurador Mauro propõe ampliar creches. "Precisamos ter quadras de esporte. Recursos apareceram para VLT e obras da Copa. Temos que avançar na qualificação. O caminho é realização de concurso público". Procurador propõe ampliação de vagas de creches.

23:39 - Candidato Mauro Mendes faz a segunda pergunta sobre educação fundamental para procurador Mauro. Mauro cita que falta estrutura, falta computadores a ser instalados. Ele pede visão do procurador sobre o tema.

23:38 - Mauro promete começar a coleta seletiva pelos condomÍnios para depois estender o projeto aos bairros.

23:37 - Lúdio afirma que Cuiabá desrespeita a lei que dispõe sobre o destinamento de resíduos sólidos. "Isso impede Cuiabá de acessar recursos federai", reclama.

23:36 - Mauro Mendes lembra que o aterro sanitário está vencido. "Não existe uma coleta de lixo eficiente em Cuiabá", afirma. É comum, destaca, ver em Cuiabá lixo jogado em terrenos baldios. Mauro promete instalar a coleta seletiva juntamente com a educação ambiental. O peessebista também defende a criação de cooperativas de catadores e tornar o lixo lucrativo por meio de reciclagem.

23:34 - Seguindo ordem de sorteio, o candidato Lúdio Cabral abre o debate questionando Mauro Mendes sobre o lixo, tema sorteado pela apresentadora. O petista pede um debate sem ofensas e pergunta as propostas do peessebista para a coleta de lixo.

23:31 - O debate da TVCA começa com a apresentadora Lucimar Lescano justificando a ausência de Adolfo Grassi (PPL). De acordo com a representante da TV, isso se deve ao fato de o partido de Grassi não ter representatividade na Câmara Federal.

23:29 - O debate terá cinco blocos, sendo os dois blocos com tema determinado, dois com tema livre e o último com considerações finais dos concorrentes. Sempre com perguntas entre eles.

23:26 - Representante do PSD, Carlos Brito vê o debate como uma "grande oportunidade dos eleitores fazerem reflexão da campanha. Vai dar para o eleitor ver como alguns candidatos mudaram o discurso".

23:19 - O debate da TVCA é tradicionalmente o mais esperado por ser o que finaliza a campanha e é tido como um dos mais propositivos, por ser mais amarrado a temas específicos, o que diminui as brechas para ataques pessoais e provocações entre os candidatos.

23:11 - Candidato do PSB, Mauro Mendes lembra que esta é "a última oportunidade para se conectar pela mídia com a população e apresentar propostas".

23:10 - O candidato do PSDB, Guilherme Maluf, diz que  está com "boa expectativa, mas acredito que será um debate meio morno, por causa do horário".

23:08 - O candidato do Partido dos Trabalhadores, Lúdio Cabral, falou rapidamente com a a reportagem do Olhar Direto e disse que "o debate será muito bom. É importante [neste momento da campanha]. Espero que seja propositivo".

23:07 - Boa noite, internautas, começa aqui mais uma cobertura sobre o debate entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá. Os candidatos já estão todos presentes ao estúdio da TVCA.



Atualizada às 02h05

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet