Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

cardeais

Pesquisas confirmam uma polarização extrema em Cuiabá

Pesquisas confirmam uma polarização extrema em Cuiabá
A polarização extrema entre os candidatos a prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) está mais do que evidente no processo sucesssório municipal deste ano, conforme mostram as últimas pesquisas de intenção de voto, de um modo geral. Tanto é assim que as porcentagens dos demais candidatos passaram a 'minguar' de forma significativa nos últimos 15 dias.


De uma certa forma, o eleitor dá sinais de que quer ao menos pode decidir o processo eleitoral num só turno, tamanho grau de polarização entre Mendes e Lúdio. E o interessante ou intrigante é que ambos os líderes cantam vitória no primeiro turnos das eleições municipais. E se se confirmar essa hipótese, a vantagem seria do petista, que passou a liderar as últimas pesquisas.

Contudo, seria temeroso "hoje" falar em um favorito para vencer a eleição já no primeiro turno, embora Lúdio lidere. Essa hipótese só poderá ser confirmada, a despeito da torcida dos cabos eleitorais e lideranças, se a tese do voto útil (em que os eleitores indecisos migram em massa para uma só candidatura) for, de fato, exercida em caráter pleno. 

Os últimos levantamentos estatísticos revelam  que os candidatos Guilherme Maluf (PSDB), Carlos Brito (PP), Procurador Mauro (PSOL) e Adolfo Grassi (PPP) tiveram um desempenho muito aquém do esperado por suas siglas e pelos seus líderes.

Maluf chegou a figurar em segundo lugar nos primeiros dias desta curtíssima campanha, mas sua candidatura desidratou substancialmente por causa de erros diversos e problemas de ordem pessoal. A performance de é tíbia ao ponto de ele ser ultrapassado pelo Procurador Mauro. Pelo menos é o que aponta as últimos levantamentos estatísticos, ao ponto de o pepista utilizar seus últimos programas para condenar a "manipulação criminosa" das pesquisas.

Apesar do esperneio de Brito, o fato é que o seu desempenho é muito abaixo de sua trajetória política, bem como a performance do candidato do PSDB, que não soube aproveitar sua "onda" quando ocupava a segunda colocação nas pesquisas de intenção de voto.

Neste aspecto, o Procurador Mauro até que surpreende, porque foi o único a registrar um crescimento. Grassi também teve uma participação pífia na sucessão e deve amargar a lanterninha. Em suma, a polarização extrema entre Mendes e Cabral é um fato incontestável, muito embora Brito e Maluf ainda sonhem com percentuais mais elevados do que constam das últimas pesquisas.

Todavia, os números das pesquisas revelam uma regressão do tucano e do petessista e a redução do número de indecisos para níveis abaixo de 10% demonstra claramente que o eleitor vai preferir optar entre Mendes e Cabral. Ou seja: o que está ocorrendo em Cuiabá é totalmente contrário do que acontece na maioria das capitais brasileiras.

Atualizada às 10h49
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet