Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

última rodada

Pesquisa estimulada Access aponta indefinição em Cuiabá; veja gráfico

Foto: Divulgação

Pesquisa estimulada Access aponta indefinição em Cuiabá; veja gráfico
Última pesquisa do Instituto Access, divulgada em parceria com o Olhar Direto neste primeiro turno, aponta a liderança do candidato do PT a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral, com 39,39% das intenções de votos, na versão estimulada (em que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor), e Mauro Mendes, do PSB, com 35,51% dos votos. Os elevados percentuais confirma polarização extrema entre os dois líderes.


Mauro cai cerca de 10 pontos e Lúdio assume liderança, revela pesquisa
Pesquisas confirmam uma polarização extrema em Cuiabá
Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno

Se se confirmarem esses percentuais na votação de domingo, a eleição deverá ir para o segundo turno, a exemplo do que ocorreu no pleito de 2008. Em terceiro lugar aparece o médico e deputado estadual tucano Guilherme Maluf (PSDB), com 7,03%. Na sequência, aparecem Carlos Brito (PSD), com 2,90%, seguido pelo procurador Mauro Lara (PSOL), com 1,57%, e Adolfo Grassi (PPL), com 0,24%.

Desde a sexta rodada, o candidato petista assumiu a liderança da sucessão. No levantamento passado, na versão estimulada (7ª rodada), publicada no dia 02/10 ( segunda-feira), o petista apareceu com 35,41% das intenções de voto e Mendes com 33,17%.

O levantamento de campo foi realizado entre os dias 01 e 04 de outubro e está registrado na Justiça Eleitoral sob número TSE – MT 000566/2012. Ao todo 800 entrevistas residenciais em 94 bairros da capital foram realizadas. O percentual de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

De acordo com o cientista do Instituto Access, Jeverson Missias, a análise do quadro mostra que a eleição deve ir para o segundo turno em função da polarização entre os dois dos candidatos Lúdio e Mauro, com diferenças próximas à margem de erro admitida de 4%.

“Entretanto, é comum se observar, às vésperas do pleito, maior migração de intenção votos de outros candidatos que já não mostram possibilidade de reação, para os que estão ponteando a disputa. Aí, ambos reúnem condições de ampliar esses números aqui apresentados e encerrar a disputa neste primeiro turno”, avalia o articulista.

Neste caso, obviamente, as chances de Lúdio são maiores do que as de Mauro Mendes. Entretanto, fazer qualquer vaticínio seria arriscado, além de temeroso, diante um baixo número de indecisos.

Mais informações em instantes/Primeira atualização às 13h36
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet