Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

DERROTAS DO PSDB

Líder diz que abusos e discurso de alinhamento prejudicaram tucanos

Foto: Reprodução

Líder diz que abusos e discurso de alinhamento prejudicaram tucanos
Presidente do PSDB em Mato Grosso, o deputado federal Nilson Leitão afirmou nesta quarta-feira (10) que o desempenho do partido nas eleições do último domingo (7) foi prejudicado pelo discurso de alinhamento promovido pelos adversários que já comandam o país e o estado e também por abusos de poder político e econômico.


Fiscal denuncia suposta compra de voto por Lúdio; Faiad diz que é piada
Presidente do TRE diz que discussão sobre fraude é 'papinha pra criança'
Faiad pede investigação sobre compra de votos e recontagem

“O discurso de alinhamento foi mais utilizado do que qualquer outra coisa, deixando para trás até a discussão sobre propostas. Alinhamento não resolve os problemas das cidades. Às vezes, um prefeito é adversário político (de quem comanda as administrações estadual e nacional), mas se sai melhor do que um prefeito que é da situação”, disse Leitão, por telefone. Ele disse que criticaria a questão do alinhamento ainda que o PSDB estivesse em condições de usá-la como arma de campanha.

Em Cuiabá, na avaliação do dirigente tucano, o candidato a prefeito pelo PSDB, deputado estadual Guilherme Maluf, tentou ser ético em relação à gestão atual, não apontando as mazelas da cidade. Isso porque o prefeito atual, Chico Galindo (PTB), herdou a administração do tucano Wilson Santos, que renunciou ao cargo em 2010 para disputar o governo de Mato Grosso.

“Maluf era o candidato e a equipe que atuou na campanha dele achou melhor não criticar a gestão de Galindo”, disse Leitão, citando ainda que também faltaram dinheiro e apoio político, inclusive do próprio PTB, de Galindo.

A disputa ficou polarizada entre Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT), ambos com discurso sobre mudanças para a capital mato-grossense. Cabral, cujo partido comanda o país, conta com o apoio do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). Dos seis candidatos, Maluf ficou em quarto lugar, com 14.323 votos.

Em comparação com as eleições municipais de 2008, o PSDB perdeu em número de prefeitos eleitos em cidades mato-grossenses, a exemplo do que aconteceu com o partido em todo o país, considerando o primeiro turno. Conquistou seis prefeituras naquele ano e quatro no último domingo. No estado, de 94 cadeiras de vereadores, o partido vai ter 65 a partir do ano que vem. Apenas o número de vice-prefeituras aumentou, passando de duas para quatro. “Esse quadro é resultado de uma eleição nada democrática”, disse Leitão.

Sinop

Já em Sinop (500 km de Cuiabá), onde Renata Leitão (PSDB), mulher do deputado, disputou o posto de vice-prefeita na chapa encabeçada por Dilceu Dal Bosco (DEM), o atual prefeito, Juarez Costa (PMDB), foi reeleito, com 35.017 votos. Dal Bosco ficou em segundo lugar, com 22.275 votos.

Na avaliação de Nilson Leitão, a vitória do peemedebista pode ser atribuída à “avalanche” de gastos com mídia. “Houve uma lavagem cerebral na população”. O parlamentar disse ainda que 60% da população de Sinop não dependem do serviço municipal. “Essas pessoas são alheias ao que acontece na cidade. Elas têm recursos para, por exemplo, ter plano de saúde”. O dirigente criticou ainda a Justiça eleitoral em Sinop. “O juiz Mirko (Vincenzo Gianotte) é amigo pessoal de Juarez Costa”, observou Leitão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet