Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

acirramento

Mauro Mendes e Lúdio Cabral fazem debate acalorado em escola; confira aqui cobertura completa

18 Out 2012 - 14:33

Da Reportagem Local - Jonas da Silva e Priscilla Vilela

Foto: Lucas Bólico\OD

Candidatos fizeram exposição inicial e depois respondem perguntas da plateia

Candidatos fizeram exposição inicial e depois respondem perguntas da plateia

Os candidatos Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) fizeram nesta quinta-feira o primeiro debate do segundo turno na Escola Estadual Liceu Cuiabano marcado pelo acirramento de críticas entre apoiadores dos dois concorrentes. A 10 dias da eleição, os debates devem se intensificar e poderão mostrar pontos fracos e fortes deles para os cerca de 400 mil eleitores que voltarão às urnas.


O nível de acirramento foi visto na guerra semelhante de torcidas de futebol quando Lúdio entrou no auditório da escola. Uma salva de palmas se seguiu, para depois a "turma de Mauro" soltar vaias e gritar "Mauro, Mauro"., contrapostas com militantes do petista que levantaram-se com o sinal de "L". Cerca de 450 pessoas, entre militantes e profissionais de educação prestigiam o encontro no anfiteatro da escola.

Um dos organizadores chegou a pedir para a audiência do anfiteatro da escola se comportar, sob pena de encerrar o debate. A dinámica do debate inclui uma aporesentação dos candidatos por 15 minutos e depois haverá perguntas da plateia formuladas por escrito.

O debate foi promovido pela Sindicatos do Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). A Equipe do Olhar Direto acompanharou o debate com atualização em tempo real.

Acompanhe abaixo os principais momentos do debate:

16h22 - Lúdio -
Agradeceu os organizadores do debate e trabalhadores da educação. Sua fala foi interrompida por gritos de uma claque do candidato adversário de "Mauro! Mauro !". Mas Lúdio continuou a despedida com um grito também de  "nós vamos governar juntos, Cuiabá vive momento historico de eleger o primeiro servidor público prefeito". Ele ainda pediu para os eleitores olharem nos olhos dos candidatos.

15h57: Mauro -
O empresário agradeceu aos professores e técnicos da educação presentes no debate e afirmou que se sente feliz por já estar participando do 2º turno. Destacou sua trajetória de trabalho e honestidade e afirmou que se tiver a oportunidade de ser eleito dará a devido importância a todos os profissionais, mas destacou os da educação e saúde. “Peço voto de todos, e entrego nas mãos de Cuiabá e de Deus para que façamos a melhor escolha”, reiterou.

15h56: Os candidatos apresentam as considerações finais

15h55 - Mauro e Lúdio -
Os candidatos assinaram um Termo de Compromisso com a Educação de Cuiabá, lido e explicado pela organização do debate. Entre os pontos, eles se comprometem à complementação de 5,8% na data base de julho da categoria, pagamento de adicional retroativo e um calendário de pagamento para a categoria e reformas de unidades e creches escolares.

15h47:
Mauro- Lembrou que em 2008 quando enfrentou Wilson Santos (PSDB) a Prefeitura de Cuiabá, conseguiu comprovar que não há grande número de escolas integrais em Cuiabá e que agora o assunto volta a tona. Assim, ressalta para que as medidas na educação sejam atendidas e as solicitações corretas concretizadas, é necessário que o dinheiro público seja corretamente aplicado. “E é isso o que nós vamos fazer”, prometeu. Lembrou ainda o baixo investimento na educação municipal, sendo que as verbas são repassadas as escolas de acordo com o número de alunos, sendo R$ 2,50 para cada, o que classificou como insuficiente para as melhorias necessárias.

15h45 - Lúdio - O candidato Lúdio afirmou que independente de onde estudam, jovens e crianças precisam ser cuidado pelo prefeito quando foi perguntado sobre repasses da saúde do governo estadual e desconto em folha de servidores sem atendimento médico. "O governo de mudança assegurará passe livre para todos. Não pode ter discurso da maldade, de ódio nas campanhas eleitorais". Ele mandou outro recado direto para Mauro Mendes, ao lembrar que "quem respeita o presidente Lula não pode covardamente atacar o partido do presidente Lula". Lúdio foi interrompido por vaias e a organização pediu respeito, porque senão encerraria o debate. Lúdio retomou a fala e disse haver necessidade de governo e município para fazer planejamento da educação.


15h35: Mauro - O socialista respondeu sobre o impasse da saúde, que tem sofrido com a falta de repasses de verbas pelo Governo do Estado. Para ele, é inaceitável que o cidadão esteja desassistido pó conta de não repasse de verbas e enfatizou que em sua gestão a saúde pública vai alcançar altos níveis de satisfação. Questionado sobre a reforma eleitoral, destacou a necessidade de parada de uso da máquina pública nas eleições.

15h34 - Lúdio -
O candidato respondeu sobre licença prêmio e aposentadoria como políticas não cumpridas pelo atual prefeito Chico Galindo (PTB). Ele respondeu ainda sobre piso salarial dos profissionais da educação e carga horária. O candidato fez proposta de fazer levantamento de todos os trabalhadores do setor para definir política. "Em novembro e dezembro, vamos levantar detalhadamente todos os trabalhadores que têm direito à licença prêmio, elevação de nível, aposentadoria, de classe, para ver o que ele tem direito".

15h30: Mauro - 
Enfatizou a necessidade da atuação do prefeito com respeito aos direitos já conquistados e consagrados pelos profissionais da educação, e garantiu ao público presente que irá atender a essa premissa. Afirmou ainda que tomará todas medidas necessárias para que a prefeitura dê celeridade aos processos de aposentadoria. “Isso é um problema para as próximas administrações, mas é um direito que será assegurado, com responsabilidade e honestidade vamos garantir direitos de licença prêmio e aposentadoria”, destacou.

15h21 - Lúdio -
O candidato Lúdio respondeu sobre a UPC como um meio de educação, alfabetização como meio do trabalhador ter seus direitos. "A UPC foi desmontada pela atual administração. Vamos revitalizar a UPC, todos as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar de 25 anos a 80 anos têm que ter como se qualificar, ser empreendedor da economia solidária, ter oportunidade de fazer algo em sua casa, ter financiamento do banco do povo municipal".

15h13: 
As primeiras perguntas são referentes aos planos para programa de governo da universidade popular de Cuiabá e processo formativo de das unidades de creches e eventualmente escolas de formação infantil

Mauro Mendes
: O empresário Mauro Mendes (PSB) destaca que por vinte anos acompanhou os resultados positivos que a educação traz as pessoas. Destaca que por anos foi presidente do Senai, que trabalha com a formação educacional e destacou os avanços que a instituição teve durante a sua gestão, e que inclusive, nesse período, o Senai chegou a ser um dos melhores segundo avaliação do Governo Federal. “Na qualidade de prefeito terá a oportunidade de em tese de ensino dar investimento necessário para os profissionais da educação, para que tenhamos resultados desde a educação infatil”.

15h03 - Mauro Mendes - O candidato Mauro Mendes fez sua apresentação com destaque para a importância da educação. Ele citou o ex-ministro da Educação e senador Cristóvam Buarque. Mauro contou que sempre estudou na escola pública e que ela transformou sua vida. "A educação pública no Brasil, ninguém pode dizer que não melhorou. Mas os avanços são menores do que as necessidades do país que se possa orgulhar do futuro que pode ocorrer através da educação". Ele também citou que vários países emergentes fizeram revolução eononômica, mas tudo com base na educação.

14h44 - Lúdio Cabral - Lúdio apela para que o eleitor atenda a opção de um governo de mudança, com alterações diárias para o ‘melhor das pessoas da nossa cidade’. Fala sobre o plano de governo e recuperação das funções públicas, que segundo ele, foram esvaziadas nos últimos vinte anos. “A cidade não pode ser governada pelo interesse de poucos”, destacou. Entre as principais áreas a serem atendidas em sua gestão, estão a educação, com ampliação e estruturação de creches, centros de educação infantil, saúde e estrutura da cidade.

Os candidatos se apresentam antes do debate direto, com explanação breve sobre os planos de governo e principais visões sobre ação que planejam fazer frente a Prefeitura de Cuiabá.


Atualizada às 17h47
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet