Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Rádio Mix

Eleições para prefeito: siga minuto a minuto do debate Lúdio vs Mauro na Rádio Mix Veja cobertura

mais uma sessão de acompanhamento em tempo real de mais um debate entre os candidatos classificados ao segundo turno: Lúdio Cabral (PT) e Mauro Mendes (PSB). Hoje, os dois se digladiam via rádio, na emissora Mix FM 94.3

23 Out 2012 - 06:55

Da Redação - Rodivaldo Ribeiro, Victor Cabral e Priscilla Vilela

Foto: Olhar Direto

Eleições para prefeito: siga minuto a minuto do debate Lúdio vs Mauro na Rádio Mix Veja cobertura
Bom dia, internauta do Olhar Direto. Continuando a melhor e mais ampla cobertura do processo eleitoral em Cuiabá, trazemos até você mais uma sessão de acompanhamento em tempo real de mais um debate entre os candidatos classificados ao segundo turno: Lúdio Cabral (PT) e Mauro Mendes (PSB). Hoje, os dois se digladariam via rádio, na emissora Mix FM 94.3. Conosco, você não perde nenhum lance.


E as coisas prometiam ser quentes hoje, depois do debate intenso travado pelos postulantes durante a sabatina televisionada na noite de ontem (22). Teve esposa no meio, acusações de ambas as partes pra ver quem parecia mais com Wilson Santos e quem tinha os piores apoios – sendo esses "piores" o governador Silval Barbosa, o ex-senador Antero Paes de Barros e o deputado estadual José Riva. Alguém mais maldoso diria que voou pena pra todo lado, mas nós não somos maldosos, então não diremos isso.

ACOMPANHE A COBERTURA EM TEMPO REAL

09h16 - Nas considerações finais, o candidato Lúdio Cabral disse que Mauro Mendes não colocou no currículo de campanha a passagem pelo Crea, mas que em outra oportunidade ele poderá falar sobre o assunto. O petista ainda disse que a população quer mudança. Lúdio alfinetou ao dizer que o candidato Mauro Mendes está assustado porque achou que ganharia com facilidade, mas percebeu o crescimento do PT, por conta da trajetória de vida. “Uns escolhem enriquecer e aparecer de dois em dois anos”, disparou. Lúdio disse que Mauro nunca pisou na Câmara Municipal para defender interesse da população. O candidato do PT frisou que sua campanha é para uma eleição de mudança e que se eleito vai governar junto com as pessoas. Ressaltou que vai governar ao lado da população, ouvindo os cidadãos. “Não é o interesse de poucos que vai decidir, vai ser um governo participativo e transparente”, garantiu Lúdio Cabral.


09h12 -  Em sua consideração final, Mauro Mendes agradece a Deus, aos cuiabanos e sua família, que já fizeram a opção pelo seu número e lembra que terminou em primeiro lugar no primeiro turno, ao contrário do que diziam as pesquisas eleitorais. Afirma que a população tem que avaliar a experiência e preparo de cada candidato e reitera que se sente preparado para o desafio. Destaca os problemas que Cuiabá enfrenta hoje são justamente pela má escolha de gestores.

“Os bairros estão abandonados, o lixo não é coletado corretamente. Posso dizer com muito orgulho que onde tive a oportunidade de trabalhar, tive muitos resultados positivos”. Destaca ainda que em 2008 denunciou o presidente do Crea por corrupção e afirma que está cansado de conversas fiadas em época da eleição. Finaliza pedindo que os eleitores do “40” o ajudem para trabalhar muito e usa sua habitual frase. “Com fé em Deus, com trabalho, vamos trabalhar muito para vencer as eleições”

09h09 - Mauro Mendes pergunta como Lúdio vai gerar emprego e qualificar os cidadãos. Lúdio disse que vai criar o conselho municipal de emprego em Cuiabá e programas para os jovens. Como exemplo, falou de criar o programa de estágios para estudantes do ensino médio e superior com vagas na própria prefeitura. Disse que Mauro Mendes só gerou 450 empregos na empresa dele.

Na réplica, Mauro disse que Lúdio está errado e o convidou para conhecer as planilhas de sua empresa. Para a geração de emprego, o postulante do PSB disse que vai ser o prefeito da qualificação e vai tratar os profissionais.

Lúdio disse que se for eleito não vai ter tempo de ir fazer visita e acusou de não pagar impostos ao Estado. Ressaltou que Mauro não respondeu sobre o Crea. Não falou de proposta objetiva para a juventude e só tem discurso decorado.


09h04 -
Lúdio afirma que Mendes no debate anterior não respondeu sobre o número de prontos socorros seriam construídos em Cuiabá com os impostos que deixou de pagar. O peessebista ironiza o uso do tema incentivos fiscais toda vez que ele se torna candidato e lembra que quando o PT o apoiou em 2008, Cabral nunca o questionou sobre o tema. Explica ainda o que realmente é o incentivo, que para ele, é uma forma de atrair investimento e afirma que seu opositor não sabe o que está fazendo, mas que ele não tem culpa disso, e sim sua assessoria que não o instrui. Destaca que ele irá reduzir imposto para gerar emprego na capital

Lúdio responde que é uma pena que Mauro não sabe a diferença de redução temporária de alíquota e incentivos. Afirma que os impostos que Mauro deixou de pagar são incentivos que deixaram de ser aplicados na saúde e educação e destaca que a verba que Mauro deixou de pagar dava pra construir 400 prontos socorros. Na tréplica Mauro volta a associar a imagem do tucano Wilson Santos ao petista e afirma que incentivo fiscal é muito bom sim e serve para reduzir imposto e que de certa forma, acaba gerando emprego.

09:00 - Inicia o 5 bloco do debate, candidatos se questionam entre si e fazem suas considerações finais

08:52 - Mauro Mendes perguntou para Lúdio Cabral se ele demitiria os funcionários comissionados da Prefeitura para abrir espaço político. Em resposta, Lúdio disse que o ex-vereador Lutero Ponde é apoiador da campanha de Mauro Mendes e como relator pediu a cassação do parlamentar por improbidade administrativa. Em relação a demissão, Lúdio disse que Mauro está fazendo terrorismo e vai valorizar os comissionados e assegurar a mesma carga horária dos efetivos. Lúdio foi categórico ao dizer que vai demitir a cúpula de confiança de Chico Galindo.

Na réplica, Mauro Mendes falou que Lúdio precisa denunciar sobre a coação sobre votos. Ele disse que a Secretaria de Turismo onde é comandada pelo PT também há denuncia de coação, mas que não tem prova. Não vai fazer da Prefeitura cabide de emprego. O petista aproveitou para falar que Mauro é apoiado por Chico Galindo desde o primeiro turno e afirmou que está havendo coação para votar no candidato do PSB. Quanto aos empregos na Prefeitura, Lúdio frisou que vai manter o emprego dos contratados e vai fazer concurso público todo ano.

08h44:
Lúdio questiona sobre propostas de Mendes sobre instrumentos de controle público e transparência nos municípios como forma de controle da corrupção e o opositor afirma que combate a corrupção deve ser meta de qualquer gestor e aproveita para exaltar a participação do senador Pedro Taques (PDT) em sua campanha. Para ele, ainda em discurso, a principal forma de combater a corrupção para ele é ser exemplo e ironiza que muitas pessoas que estão na política entraram pobre e hoje estão ricos. Afirma ainda que irá formar conselhos populares e atuar a Câmara de Cuiabá para fiscalização de todas as áreas da gestão.

Na tréplica Lúdio afirma que combate a corrupção se faz fortalecendo os instrumentos e vaticina que irá abrir um conselho de fiscalização para fiscalizar conduta dos dirigentes municipais, e que o secretariado será novo e ficha limpa e que durante a atuação terá de prestar anualmente declaração de bens. “Constituiremos o orçamento participativo para que a população decida de que forma será aplicada os recursos”. Mendes cutuca Lúdio ao afirmar que ele teve a oportunidade de votar favorável a cassação de Lutero Ponce, mas se absteve, mesmo sendo relator do processo.

08h42 -
Mauro Mendes pergunta ao candidato Lúdio sobre moradia com dignidade. O postulante Lúdio disse que, se eleito, vai recuperar as oportunidades perdidas por governos passados. Com o programa Minha Casa Minha Vida quer assegurar mais de 13 mil residências aos cidadãos de baixa renda. Lembrou que é preciso fazer a regularização fundiária e isso aquece a economia da cidade. Lúdio ainda disse que pretende construir casas com fundo de habitação.

Mauro Mendes lembrou que a Prefeitura tem responsabilidade com a população que não conta com moradia. Lúdio disse que Mauro faz cortesia com chapéu alheio. O petista diz que vai buscar recursos para construir residencial.

08h35 - 
Lúdio Cabral questiona Mendes sobre as dificuldades de acesso da população ao acesso a programas de saúde, em específico, sobre o fortalecimento da área de atenção primária em Cuiabá. O empresário responde que o número de pronto socorros que ele e Lúdio defendem é semelhante e fala que o PSF é importante para a prevenção e por isso existe a necessidade de colocar esses postos nos bairros próximos a população. Afirma ainda que atenção básica é fundamental, em 90% da problemas de saúde podem ser tratados ali. “Pretendo colocar equipes de 30 horas semanais para permitir que o trabalhador tenha acesso a atenção básica, uma vez que quando retorna a casa após o trabalho já está fechado”.

Na tréplica destaca que além da ampliação para 12 equipes ao longo dos quatro anos garante que fará medidas para garantir o trabalho. Fala que ampliará a lista de medicamentos disponíveis nas unidades básicas e incorporar a equipe de saúde bucal para a equipe da família. Já Mendes enfatiza que visitou muitas unidades ao longo da campanha e destaca a realidade difícil de trabalho dos profissionais de saúde. Fala que chegou a alguns postos de saúde que faltava até mesmo água para o funcionamento da unidade. “Relataram-me que isso era comum, que os trabalhadores tinham que fazer cota para compra de água”, reitera.

08h30 -
Mauro Mendes pergunta para Lúdio Cabral sobre o trânsito da cidade. O petista disse que é preciso focar na educação para o trânsito. Tem que deixar de ter o caráter punitivo e ter o educativo, adotar tecnologia, mapear onde há ocorrências para reduzir os indicies de acidentes. Ele ainda disse que vai criar rotas alternativas permanentes. Melhorar o sistema coletivo é outra promessa e solução.

Mauro Mendes na réplica frisou a importância de construir novas avenidas para reduzir o tempo de percurso.
Lúdio Cabral disse que o coletivo público não atende o interesse da população e garante que pretende reduzir as tarifas e aumentar o número de linhas nos horários de pico. Ele ainda ressaltou que a frota está sucateada e quer retomar os postos de trabalho dos cobradores.

08h20 -
O petista questiona Mauro Mendes sobre os problemas e propostas para educação e pede que o postulante explique suas medidas para o programa mais educação. O socialista afirma que o candidato a prefeitura não precisa saber de tudo e afirma que é por isso que se precisa trabalhar com uma equipe competente. Destaca que na área de educação há muitos desafios e comenta que “o mais educação” permite que as crianças voltem no contra turno e destaca que o ideal seria uma escola integral, onde os alunos almoçassem nas escolas, mas destaca que esse é um caminho a ser percorrido. “Tem muita coisa pra fazer ainda, pra cânter e bater no peito que vai fazer isso tudo, até hoje funcionando escola integral não tem nenhum”.

08h18 -
 Inicia o 4º bloco do debate. os candidatos perguntam entre si.

08h15 - Mauro Mendes afirma que não olha cor de camisa e contrata serviços de um advogado que atua no mercado, afirma que contratou o senhor Antero como marqueteiro para o segundo turno, pois quando percebe que algo não está bem, tem coragem para mudar. "Tenho certeza que acertei, pois as pessoas nas ruas estão respondendo a isso. O marqueteiro que eu contratei, o senhor Bruno Bini, dei a ele autonomia para ele trabalhar e ele contratou Antero. Eu não vou olhar se o funcionário público é do partido A, B ou C, temos que trabalhar, resolver os problemas da saúde, fazer o asfalto chegar nos bairros, pra isso eu preciso de gente competente, eu vou trabalhar para dar resultado pro cidadão cuiabano".

08:12 - O jornalista Rafael Costa pergunta para Mauro Mendes. Se hipoteticamente o senhor fosse eleito quem apoiaria para a Presidência?

Mauro Mendes disse que o PSB é um dos partidos mais antigos apoiadores do Partido dos Trabalhadores.
Lúdio disse que não será contaminado pela disputa de 2014. Ironizou ao dizer que é da base do PT, mas ataca o partido.
Mendes disse que o governo do Estado repassou mais de R$ 70 milhões para Assembleia Legislativa e Lúdio se calou sobre o assunto.

08:00 - Pergunta de Debora Siqueira para Lúdio Cabral questiona as críticas direcionadas a Wilson Santos e hoje estar trabalhando com figuras como Antonio Rosa e Antero Paes de Barros. Quer saber como ele lida com isso.

07:55 - "Vamos reduzir as áreas que favorecem a violência. Políticas sociais em cultura e esporte, no ninterior das escolas, protegendo nossas crianças e nossos jovens com o risco de contato com o grande mal da sociedade hoje, que é a droga, que gera violência. Faremos políticas sociais que gerem oportunidade, que desenvolvam todo seu potencial em oficinas de música, de esporte, em todos os setores públicos. Temos condições de acessar os recursos do programa nacional de segurança e cidadania, para espalhar câmeras pela cidade, com equipes que funcionem 24 horas por dia, mapeando locais para fortalecer políticias sociais e criar a guarda municipal que terá pelo menos 400 homens. Para fortalecer o trabalho de inspeção nos bairros", afirma Lúdio Cabral, respondendo a uma pergunta sobre políticas para os jovens e segurança pública.

07:54 - Lúdio disse em comentário à resposta de Mauro Mendes que a maior riqueza é o patrimônio histórico e vai alocar recursos públicos para para o setor.

07:53 - "Vamos mostrar toda a capacidade da cultura cuiabana, no caso do festival de cinema, como citado pela jornalista Mariana, vive, como vários setores da cultura, uma dura realidade. Há recursos públicos para esses projetos, mas não tem dinheiro para fazer tudo aquilo que gostariámos. O bom administrador é que aquele que faz muito com pouco recurso. Temos que mostrar que há bons projetos em Cuiabá, que temos capacidade de produzir eventos que dêem retorno para essas empresas, para chamarmos a participação da iniciativa privada, inclusive nos bairros. É uma tarefa que, certamente, se estivermos na prefeitura, faremos com muito amor e alegria", garante Mauro Mendes.

07:52 - Mauro Mendes foi indagado sobre a área cultural, já que o Festival de Cinema deste ano não vai acontecer por falta de recurso.

07:51 - Lúdio Cabral diz que não existe nada escrito que quem apoia tem que governar junto e nega que irá fazê-lo.

07:50 - "Ninguém ganha uma eleição sozinho. Se for a vontade de Deus e do querido povo de Cuiabá. Disputei duas eleições e ninguém administra sozinho, com quem você ganha eleição é com quem você administra e governa. A presidente Dilma e o governador Silval, e quem ganhar em Cuiabá vai administrar com quem está com ele, por isso eu mostro os senadores Blairo Maggi, mostro o deputado Valtenir e o senador Pedro Taques. Mas do lado do candidato, José Riva e Carlos Bezerra vão administrar junto com o candidato", afirma Mauro Mendes, em comentário à resposta de Lùdio. 

07:43 - Chega o segundo intervalo do debate. 

07:40 - Mauro garante que se eleito vai organizar algumas secretarias e enxugar outras. Para isso ele disse que vai ter de analisar as possibilidades. A criação da Secretaria de Projetos para buscar recursos e assim não perder novas oportunidades. Mauro Mendes disse que vai cobrar o cumprimento da CAB. É preciso exigir um cronograma para coletar e tratar o esgoto. Recuperação dos rios começa

07:37 - Lúdio ironizou e disse que Mauro entrou na fila para conquistar a concessão da CAB.

07:34 - Foi perguntado a Lúdio se eleito ele vai extinguir alguma Secretaria?
Vai criar a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania. Assim acessar os recursos do governo federal, disse Lúdio.

07:33 - Lúdio afirma que vai criar a Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania. Assim acessar os recursos do governo federal, disse Lúdio.

07:31 - A pergunta agora é sobre se o candidato pretende extinguir alguma secretaria.

07:29
- Lúdio Cabral comenta que Mauro Mendes precisa assumir que tem o apoio do prefeito Chico Galindo desde o primeiro turno, diz que os funcionários estão sendo coagidos em reunião para votar no candidato Mauro Mendes, "funcionários estão sendo ameaçados e forçados a votar no candidato adversário. Chico Galindo chegou a fazer reuniões ladeado pelo secretariado para receber esses apoios. Mendes precisa assumir essas coisas".

07:28 - Mauro Mendes responde a pergunta de Jaques Gosch afirmando que desconhece o apoio declarado, mas recebe o voto do prefeito. Ressaltou que foi oposição quando disputou contra Wilson Santos e afiram que, na época, disse que eles mentiam para a população. Mauro ainda comentou que o apoio que o interessa é o do cidadão.

07:27 - Agora, os candidatos respondem à pergunta de um jornalista do jornal Folha do Estado. Pela ordem do sorteio, Mauro Mendes tem dois minutos para responder. A pergunta é sobre apoios, especificamente o de Chico Galindo.

07:24 - Neste segundo bloco, os candidatos respondem às perguntas elaboradas pelos jornalistas.

07:21 - É anunciado o primeiro intervalo do programa.

07:20 - O candidato Mauro Mendes respondeu também sobre a saúde. O candidato do PSB lembrou que falta atendimento adequado na área da saúde em Cuiabá. Promete trabalhar em duas linhas para recuperar a área. Também diz que irá garantir a presença do médico e medicamentos, além de discutir salários e adequar os quadros funcionais. O postulante disse que para cobrar atendimento digno tem que pagar um bom salário.

07:19 - Sobre os problemas da Saúde, o postulante Lúdio garantiu que, se eleito, vai abrir um diálogo franco com os funcionários da área. Disse que precisa recompor o quadro desfalcado. Ao assumir, garante que abrirá as portas dos hospitais para agilizar o atendimento. Em caráter emergencial, irá rever os contratos para desafogar o Pronto-Socorro "para terminar com a via-crúcis da população em busca de atendimento"..

07:17 - Em ordem definida por sorteio, Lúdio Cabral é o primeiro a responder às perguntas elaboradas pelos mediadores do debate. Eles perguntaram qual a proposta do candidato do PT para a saúde.

07:16 - Lúdio Cabral disse que o primeiro turno foi importante e positivo. Frisou que a população acolheu sua campanha e respeitou a legislação eleitoral. Ressaltou que foi uma campanha de ascensão e alcançou um resultado histórico no primeiro turno. No segundo turno quer mostrar quem representa a mudança.

07:13 - Mauro Mendes fala sobre desempenho no segundo turno. O candidato disse que o primeiro turno foi positivo e realizou diversas reuniões e visitas para mostrar as propostas. Disse que é a oportunidade de mostras as propostas e ouvir os eleitores. Ressaltou que os cidadãos estão cansados de promessas
Olhar

06:55 - Tanto Lúdio Cabral quanto Mauro Mendes perderam o controle ontem em momentos diferentes do debate televisionado. De uma perpsectiva fria, não houve vencedor nem derrotado, assim como também não houve proposta, somente ataques de parte a parte.

06:50 - Os candidatos chegam ao estúdio da Rádio Mix FM 94.3 acompanhados de poucos assessores e alguns cabos eleitorais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet