Olhar Direto

Quinta-feira, 06 de junho de 2024

Notícias | Cidades

coliformes totais

Detran pedirá nova análise de água para confirmar se há contaminação

Foto: Ilustração

Detran pedirá nova análise de água para confirmar se há contaminação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai acionar a empresa Única Águas Minerais para que faça uma nova análise laboratorial na água engarrafada em sua fonte em Santo Antônio de Leverger para saber se contaminação por coliformes totais apontada em uma análise colhida em um garrafão do órgão, é oriunda do produto ou do manuseio do vasilhame, bem como dos bebedouros da instituição.


Água servida no Detran estava contaminada com coliformes totais

Por meio da assessoria de imprensa o órgão informou que a medida se faz necessária para eliminar todas as hipóteses e chegar ao foco de contaminação. A Única Águas Minerais entrou no mercado no passado e tem como proprietário o ex-reitor e dono da Universidade de Cuiabá (Unic), Altamiro Galindo. É ela quem distribui água para todos os órgãos do Estado.

Segundo a Secretaria de Administração (SAD), a empresa apresentou uma análise e certificado laboratorial do seu produto em agosto. Pela análise apresentada, a água era de boa qualidade, o que pode ser um indício de que a contaminação realmente tenha ocorrido no manuseio dos garrafões.

Toda a polêmica em torno do assunto começou após o Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) receber reclamações de alguns servidores que teriam passado mal depois de consumir o produto.

Para tirar a dúvida a cerca do produto o Sinetran-MT contratou um laboratório especializado em análises e constatou o fato. A água foi coletada de um garrafão no Detran no dia 5 de novembro e na amostra foi encontrado Coliformes Totais, o que para consumo humano recomenda-se desinfecção antes do consumo, conforme a Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, pois pode causar diarréia, náuseas e dores estomacais.

“O índice de contaminação está em 117 a cada 100 ml, o que mostra que não atende ao padrão microbiológico para água de consumo humano. É muito sério essa situação, pois além dos servidores, a água também é consumida por todos os contribuintes que vão em busca dos serviços do Detran-MT em todo o Estado", afirmou Veneranda Acosta, presidente do Sinetran-MT.

A reportagem não conseguiu nenhum contato com empresa para falar sobre o assunto.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet