Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Projeto orienta população do Litoral do Piauí sobre desovas de tartarugas

A equipe do Projeto Tartarugas do Delta está colocando cartazes educativos sobre o comportamento reprodutivo da tartaruga marinha em várias praias do Litoral do Piauí. O objetivo é orientar turistas e a população local sobre a ocorrência da reprodução desses animais.


De acordo com a coordenadora técnica do projeto, Werlanne Magalhães, a proposta é repassar informações sobre as etapas do processo de desova para todos que frequentam o litoral piauiense. O período de desova no Piauí acontece entre os meses de janeiro e julho.

Outra preocupação dos envolvidos no Projeto Tartarugas do Delta é chamar atenção para o lixo deixado nas praias. A ingestão de plástico e outros materiais pelas tartarugas pode matar esses animais.

A bióloga Werlanne Magalhães diz que alguns estudos sugerem que a ingestão de lixo obstrui a passagem de alimento pelo trato digestório e isso resulta na petrificação das fezes do animal. Em dezembro do ano passado uma tartaruga da espécie Chelonia myda, popularmente conhecida como tartaruga verde ou aruanã, foi encontrada bastante debilitada e após passar 24 horas em observação o animal morreu.

“Observamos a presença de fecaloma que é o endurecimento das fezes que pode aparecer quando há obstrução do trato intestinal”, explicou a bióloga.

Entre os anos de 2011 e 2012, o projeto com atuação em todo o Delta do Parnaíba, conseguiu salvar pelo menos 7 mil filhotes de tartarugas marinhas. O Tartarugas do Delta teve início em 2006, quando um grupo se reuniu no intuito de buscar junto ao IBAMA informações a respeito da presença de tartarugas marinhas na área ao redor do Delta do Parnaíba.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet