Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

prometer e não cumprir...

Apesar de prometer 120 novas UPAs, Silval chega na reta final com 26; só 11 em atividade

Foto: Reprodução

Apesar de prometer 120 novas UPAs, Silval chega na reta final com 26; só 11 em atividade
O governador Silval Barbosa (PMDB) começa a entrar na reta final de seu mandato com um panorama bem diferente daquele que havia vendido em seu horário eleitoral. A saúde é um retrato disso. Durante a campanha de reeleição em 2010, Barbosa prometeu construir 120 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo estado. No último dia 18 de abril, o governo anunciou oito novas unidades com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e com isso Mato Grosso passará a somar apenas 26.


Comitê em Defesa da Saúde Pública realiza protesto e cobra deputados queda das OSS's

A promessa de 120 novas UPAs foi bastante questionada por adversários em 2010 e está muito longe de ser cumprida. A própria soma de 26 UPAs é uma perspectiva otimista do quadro. Isso porque, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, 15 delas ainda estão em fase de implantação nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guiamarães, Confresa, Cuiabá (duas), Juara, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Felix do Araguaia, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Em síntese, somando as UPAs que já existiam antes da reeleição de Barbosa com as novas, Mato Grosso conta hoje com 11 em atividade. A promessa de construir 120 novas unidades foi feita em horário eleitoral veiculado na última semana de agosto de 2010, em programa reservado pelo candidato para discutir os problemas da Saúde e reafirmado em debates eleitorais.

Aumento de repasses

Outra promessa de campanha de Silval Barbosa era de aumentar o investimento na Saúde. Em seu horário eleitoral, o peemedebista assegurou que iria subir os repasses de 12% para 15%. Diferente do que aconteceu. Na verdade, Silval cortou os repasses aos municípios sob a alegação de que os valores anteriores eram inexequíveis e que agora o Estado poderá honrar os compromissos. Isso após cidades ficaram mais de 10 meses sem receber a verba.

Governador minimiza cortes de 45% nos repasses da saúde: “agora o Estado pode honrar”

Fortalecer o MT Saúde

Ainda na área da Saúde, Barbosa prometeu “manter e fortalecer o MT Saúde”, mas durante a gestão, o plano dos servidores enfrentou duras crises e o próprio governador chegou a enviar a Assembleia Legislativa uma mensagem que acabava com o MT Saúde nos moldes antigos e criava o programa de Assistência à Saúde do Servidor Público. O peemedebista articulou a aprovação do projeto, mas posteriormente o vetou.

Movimento sindical culpa plano do MT Saúde por morte de servidor



Confira abaixo algumas promessas de Silval para a Saúde que constavam do plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral de 2010.

- Criar programas de ação especifica para regiões de agricultura familiar no tocante ao saneamento básico e saúde da família. (Eixo 1)

- Manter e incrementar os seguintes programas no setor da saúde: "Saúde da família", "vigilância em saúde", "Rede de atenção de média e alta complexidade com foco na regionalização".

- "Viva Mulher", "Programa QualiSUS".

- Criar a Fábrica Mato-grossense de Medicamentos e estruturar um cronograma de dispensação dos medicamentos produzidos pelo Estado aos seus Municípios.

- Promover a contratação de novos Agentes de Saúde, com fim de suprir as faltas existentes.

- Promover incentivo fiscal à iniciativa privada para a cooperação no custeio dos serviços particulares contratados emergencialmente, bem como na aquisição de equipamentos e estrutura física de saúde.

- Elevar os percentuais orçamentários da saúde.

- Buscar parcerias, junto ao segundo e terceiro setor, e ao governo federal, para o financiamento da saúde no Estado.

- Incentivar os municípios à adesão aos programas de saúde do governo federal, com o fim de aumentar o Piso de Atenção Básica (PAB).

- Incrementar as ações dos Conselhos de Saúde estaduais e municipais, com vistas à melhor fiscalização das aplicações dos recursos financeiros.

- Estruturar o aparelhamento estatal para colaborar com os Municípios na área da saúde através de aporte financeiro e da formulação e fornecimento de cursos de capacitação em gestão de projetos na área da saúde.

- Ampliar e fortalecer a rede de Hospitais Regionais nas áreas de referencia de media e alta complexidade, e as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento.

- Implantar o sistema de co-gestão, Estado e Municípios, na regulação dos Serviços de Urgência e Emergência.

- Implantar o Hospital Estadual da Criança.

- Instituir e implantar o Centro Estadual de Recuperação para Dependentes Químicos, e capacitar profissionais na área de Saúde para compor equipes multidisciplinares em serviços de atenção às pessoas com transtornos decorrentes do uso/abuso de substâncias psicoativas, exercendo atividades educativo-preventivas, clínico-recuperativas e gestão de programas e serviços de prevenção e reabilitação da dependência química.

- Colaborar para a conclusão do Hospital Universitário de Cuiabá com 250 leitos.

- Fortalecer o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Estadual de Saúde do Trabalhador Urbano e Rural.

- Estimular à implantação de parcerias público-privadas na prestação de serviços públicos de atenção a saúde, em especial para a ampliação da rede de hospitais públicos existentes e a serem construídos.

- Fortalecer os Centros de Atenção Psico-Social (CAPS), informatizando o sistema de fichas de internação compulsória.

- Implantar o Programa "Volta para Casa" para reintegração de pessoas acometidas de transtornos mentais e egressas de longas internações.

- Fortalecer e ampliar os serviços da saúde da mulher, conforme Plano de Assistência Integral a Saúde da Mulher.

- Criar o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso para proporcionar à população idosa assistência especializada área de medicina física e reabilitação, a partir de uma equipe multiprofissional, e despertar os profissionais de saúde para a importância da geriatria preventiva;

- Manter e fortalecer o MT Saúde.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet